51 anos da chegada da televisão no Cariri pelo governo do estado

A data de hoje (12), registra os 51 anos da chegada da televisão ao Cariri, pelo sistema de repetidores instalados no serviço de micro-ondas da antiga Citelc, denominada depois Teleceará e Telemar.

O ato inaugural do sistema ocorreu ao meio dia do dia 12 de setembro de 1968, presidido pelo governador Plácido Aderaldo Castelo, no palácio da abolição, com a presença dos 32 prefeitos do Cariri, em nome dos quais discursou o prefeito Humberto Macário do Crato, agradecendo ao governador o grande benefício para a região do Cariri.

Em seguida, usou da palavra do governador Plácido Castelo parabenizando a região do Cariri pelo benefício recebido, no avanço das telecomunicações. Na ocasião, acionou o canal-2 da TV-Ceará dos Diários Associados, transmitindo seu som e imagem para o Cariri, em cadeia com TV-Tupy do Rio e São Paulo.

A propósito, devemos salientar que o primeiro sinal de televisão capitado no Cariri foi da TV-Jornal do comércio canal-2 de Recife, pela equipe da Rádio Educadora, no dia 15 de agosto de 1960, na praça da Matriz de Milagres, em plena festa de sua padroeira e da semana do município.

A equipe técnica da Rádio Educadora era comandada por José Cirilo, assessorado por Edmundo Gonçalves e Inácio Teles e acompanhados pelo gerente Pedro Norões, pelo repórter Huberto Cabral, pelos convidados especiais Ernani Silva e Thomaz Osterne de Alencar.

Fonte: Huberto Cabral/Jornalista da Rádio Educadora

Faixa atual

Título

Artista

Background