55% dos voluntários do Hemoce Crato realizam mais de duas doações de sangue por ano

O Hemocentro Regional de Crato, unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), registrou que 55% das doações recebidas na unidade são de doadores de repetição, ou seja, quando o voluntário doa mais de duas vezes no período de um ano, esse número é o que vem mantendo todo o estoque abastecido para a população.

A coordenadora de captação de doadores da unidade, Naiana Pinheiro, explica que o Hemoce assim como toda a população, tiveram que se reinventar e buscar estratégias em meio a pandemia, “tivemos que fazer uma adequação para que os doadores pudessem continuar fazendo as doações de forma segura para que o Hemoce continuasse atendendo as necessidades de todos”.

É importante lembrar que o Hemoce continua funcionando em horário normal, todo o ambiente físico foi preparado atendendo todas as normas e critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a contaminação da Covid-19.

A coordenadora explica que uma das estratégias que deu certo foi a criação do WhatsApp da Unidade do Crato (88) 3102-1260 e do Portal do Doador: agendamento.hemoce.ce.gov.br, para que a população realize o agendamento prévio, além de ter acesso as doações, tirar dúvidas e obter declarações.

Se você deseja doar e não tem condições de ir até uma unidade, o Hemoce continua realizando a coleta externa nos 28 municípios da região do Cariri, basta realizar o agendamento prévio e aguardar a equipe especializada ir até você.

Para doar é preciso:

– Estar saudável
– Pesar mais de 50kg
– Ter entre 16 e 69 anos (lembrando que o menor de idade precisa de um termo assinado pelo representante legal)
– Para quem teve Covid-19 ou algum sintoma, pode doar após 30 dias do desaparecimento dos sintomas
– Não precisa estar de jejum

É importante destacar que o sangue não pode ser produzido, muito menos fabricado. A única forma de obter é através da solidariedade da doação. Seja um doador, ajude a salvar vidas.

Gisele Eufrásio/Rádio Educadora

Faixa atual

Título

Artista

Background