Cariri tem 4 escolas de ensino médio entre as 100 mais bem avaliadas do Brasil

Das cem escolas de ensino médio com bons resultados de aprendizagem e que atendem alunos com baixo nível socioeconômico, 55 são do Ceará. Das escolas no Estado, quatro ficam no Cariri, sendo elas as Escolas Estaduais de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, em Várzea Alegre, Otília Correia Saraiva, em Barbalha, Governador Virgílio Távora, em Crato, e Raimundo Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. As informações são de um estudo sobre a qualidade do ensino médio, realizado pelas instituições Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA.

Para esse resultado, o estudo considerou as notas do Enem, da Prova Brasil, a taxa de aprovação de cada escola pesquisada, além da faixa de nível socioeconômico, de acordo com classificação do Inep.

Durante a pesquisa, foram visitadas duas escolas cearenses: Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales e Dom Walfrido Teixeira Vieira, ambas em Sobral, com a oferta do ensino médio integrado à educação profissional, funcionando das 7 às 17 horas.

Jornada ampliada
O Tempo Integral é uma característica evidente na maioria das escolas que tiveram boa avaliação na pesquisa. Conforme se constatou, o período extra na escola reverte-se em mais possibilidades de vínculo e contato entre professores, alunos e coordenação, que oportunizam o envolvimento dos jovens com os assuntos abordados e, consequentemente, aumentam o potencial de aprendizagem.

A rede estadual de ensino é formada por 252 unidades em tempo integral, sendo 130 Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTI) e 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). Ao todo, 50 municípios são beneficiados com EEMTIs e 98 com EEEPs, alcançando 89 mil alunos.

As disciplinas eletivas, escolhidas pelos alunos de acordo com suas inclinações pessoais nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, também possibilitam a vivência de processos de decisão e de autonomia.

Acompanhamento
A dinâmica de ação do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) foi um dos itens que chamaram a atenção dos pesquisadores, ao visitarem escolas cearenses. A estratégia do Projeto é manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma acompanhando o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades e fazendo as intervenções necessárias à conclusão de seu projeto de vida.

Ensino fundamental
O Ceará também tem se destacado nacionalmente em relação ao ensino fundamental. Conforme os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, 82 dos 100 melhores resultados escolares deste nível de ensino são do Ceará.

Fonte: Site Badalo

Faixa atual

Título

Artista

Background