Ação de graças: Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus celebra 98 anos de fundação

Neste dia 4 de março, a Diocese de Crato une-se às Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus cuja congregação fora fundada por seu primeiro bispo, Dom Quintino Rodrigues, há 98 anos, na intenção de zelar pela juventude desprovida de formação integral. A celebração eucarística por ocasião desta data feliz foi presidida pelo Padre Paulo Evangelista, do clero diocesano.

“Nossa palavra é de agradecimento ao Bom Deus que suscitou no coração de Dom Quintino os mais ardentes sentimentos de amor e compaixão. O intrépido pastor, sensível às necessidades do seu povo, decidiu fundar uma congregação e um colégio para anteder, especialmente naquela época, a juventude feminina. Contou, diretamente, com Madre Ana Couto [natural de Jardim] e outras três moças de bom espírito que formaram a primeira comunidade religiosa a serviço da obra vocacional dedicada ao patrocínio de Santa Teresa de Jesus. É um dia de elevado valor significativo, dia de ação de graças, principalmente para com todas as pessoas que participaram e participam dessa missão de amor a Deus e à Igreja”, disse a coordenadora geral, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade.

Cultivando a espiritualidade “Cristocêntrica Teresiana”, isto é, Jesus Cristo enquanto centro da história do mundo à luz dos ensinamentos de Santa Teresa, os trabalhos das Irmãs são desempenhados em escolas, comunidades paroquiais, obras sociais e outros segmentos missionários nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Tauá, Fortaleza, Sousa-PB, Floriano, Piracuruca e Campo Maior-PI, e Ribeirão Preto-SP. Em 2023, a Congregação celebrará o primeiro centenário.

Cantarolando “Amor, amor, Congregação querida”, um dos hinos entoados em festas solenes, Irmã Luzia Rumualdo Medeiros, com mais de sessenta anos de vida consagrada, afirmou que não saberia viver se não fosse religiosa. Devota de Dom Quintino e Madre Ana Couto, contou que reza olhando para as imagens dos fundadores pedindo a intercessão deles pelo fim da pandemia no mundo.

Fonte: Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background