Acolhido pelas crianças, Dom Gilberto faz Visita Pastoral a Dom Quintino, em Crato

Written by on 15 jul de 2019

Acolhido com festa e com música pelas crianças da Área Pastoral São Sebastião, em Dom Quintino, distrito de Crato, o pastor diocesano Dom Gilberto Pastana iniciou este sábado, dia 13 de julho, fazendo aquilo que mais gosta no serviço episcopal: visitas. Essa data, aliás, é simbólica para ele. Há 14 anos, no pontificado de Bento XVI, o então Padre Gilberto foi escolhido para levar o sacerdócio à plenitude, agora como bispo da Igreja, sucessor dos apóstolos.

Envolto nessa lembrança, Dom Gilberto chegou a Dom Quinto perto das seis e meia da manhã. Ao longo do dia visitou quatro comunidades: sítio Faustino, sítio Varzinha, sítio Cachoeira dos Gonçalves e sítio Zabelê. Concluiu as visitas celebrando, com o povo, a Eucaristia, durante a qual administrou o Sacramento da Crisma a 36 jovens.

“Foi um dia intenso de contato com as ovelhas que fazem parte do rebanho que é confiado a mim, mas que é de Jesus. Coroamos essa visita nos colocando na presença do Senhor, ouvindo a Sua Palavra e nos alimentando do Pão Eucarístico. Dentro dessa celebração, ainda ministrar o Sacramento da Crisma a esses jovens que, diante de Deus e da comunidade, renovam a sua fé, faz-me voltar para casa muito feliz”, disse o bispo.

O pastor diocesano considera, além disso, que estar no meio do povo, ouvindo suas histórias de alegrias e de tristezas, mas também de superações, é oportunidade “de compreensão e de entendimento da missão”.

Para o pároco, Padre José Ricardo, a Visita Pastoral “foi uma ocasião especial”. A partir dela, o bispo conheceu a realidade da Área Pastoral São Sebastião, para encorajá-la na missão evangelizadora e orientá-la nas atividades pastorais e administrativas. “O bispo conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver de acordo com as palavras de Jesus, o Bom Pastor: “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem [João 10, 14]”, afirmou.

No próximo dia 10 de agosto, Dom Gilberto deve retornar a Dom Quintino, para concluir a visita, indo ao encontro dos fiéis que residem nas comunidades Jardim, Ipueira da Palha, Breia e Lagoa do Faustino.

Fonte: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato


Current track

Title

Artist

Background