Assembleia Diocesana de Pastoral: paróquias renovadas e ações conjuntas

O bispo diocesano Dom Gilberto Pastana pediu nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, paróquias renovadas e ações conjuntas, planejadas e dinâmicas, ao abrir a Assembleia Diocesana de Pastoral, a primeira orientada por ele, que discute os desafios da Igreja de Crato para os próximos quatro anos.

Os trabalhos da Assembleia se darão durante três dias, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, e entre as prioridades para o Plano Diocesano de Pastoral está o de “pensar um modelo de paróquia em processo de renovação”.

“Não podemos seguir vivendo em nossas paróquias e comunidades de modo rotineiro”, mas trabalhando “com perspectiva de futuro”, para que as “gerações vindouras” não tenham como herança “receitas pastorais”, antes tenham as “paróquias melhor orientadas para Jesus”, disse o pastor diocesano, na homilia da Missa, rezada na Catedral Nossa Senhora da Penha. “É o momento de nos mobilizarmos e impulsionar a conversão pastoral à Pessoa de Jesus e ao Seu Evangelho”. Para isso – orientou – é preciso unir esforços, aprender uns com os outros e “tomar consciência de nossa responsabilidade como pastores e como ovelhas”.

Nessa construção, o bispo lembrou a presença e a missão das mulheres, que são maioria nos serviços às comunidades paroquiais. Pediu que sejam promovidas a partir da atuação de Jesus, para que ocupem, o quanto antes, o lugar querido por Ele; e para que desfrutem, em todos os âmbitos da sociedade, o mesmo plano de dignidade e igualdade do homem, sem exclusão ou descriminação alguma, em razão de sua condição de mulher.

Missa de abertura

Sob as bênçãos e o auxílio de Deus, invocados na celebração do Santo Sacrifício da Missa, na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, teve início na noite desta quinta-feira, a Assembleia de Pastoral da Diocese de Crato.

Consultiva, deliberativa e eletiva, a Assembleia é o maior evento da Igreja de Crato. Segundo a coordenação, duzentos e cinquenta e seis delegados (como são chamados os participantes) foram inscritos, dentre padres, diáconos, representantes das Congregações Religiosas, Novas Comunidades, pastorais, movimentos, organismos e serviços, presentes nas 57 paróquias e 3 áreas pastorais, distribuídas em 32 municípios, alguns já na divisa de outros Estados, como Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Essa reunião de lideranças vai discutir, elaborar e avaliar, nos próximos três dias, no Centro de Expansão, em Crato, as propostas que melhor correspondam à fé e ao momento eclesial atual, no âmbito da ação evangelizadora, pastoral e catequética, sob a orientação do pastor diocesano, a partir do  e iluminada pelas Diretrizes apontadas pela Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023, chamadas “Pilares”: Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária.

Para isso, contam, também, com o auxílio de uma pesquisa, fruto de uma larga consulta, feita a todos os estamentos da Igreja, em meados de agosto, e posteriormente transformada em “Documento Preparatório”, na intenção de contextualizar e determinar a realidade pastoral da Diocese de Crato, principalmente durante os debates em plenária e em grupos. O que neles for discutido e aprovado, por exemplo, vai afetar diretamente a vida das paróquias e áreas pastorais.

Chegada dos delegados e das delegas

Era por volta das quatro da tarde quando os delegados e as delegadas das paróquias e áreas pastorais, acompanhadas por seus respectivos párocos e administradores, chegaram à Catedral para o credenciamento.

Participando, pela primeira vez do evento, Zildene Martins, da Área Pastoral São Sebastião, em Dom Quintino, distrito de Crato, partilhou a ansiedade em poder contribuir com Assembleia de Pastoral: “Desde quando faltavam dez dias que já comecei a arrumar a bagagem”.

Sessão de trabalhos

Após a Missa de abertura, os participantes da Assembleia estiveram com o Bispo, o Vigário-geral e o coordenador diocesano de Pastoral, no Centro de Expansão, onde as sessões de trabalho vão acontecer, a partir desta sexta-feira, dia 15.

Com apresentação dos delegados, foi lido o Regimento Interno da Assembleia e feitas orientações gerais.

Fonte: Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background