Bolsonaro condiciona verba ao Nordeste a reconhecimento de governadores

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 5, que não vai negar recursos aos Estados do Nordeste, desde que os governadores divulguem que são parceiros do governo. Segundo ele “boa parte” dos governadores do Nordeste é socialista, que não comungam dos mesmos interesses do seu governo.

“O que eu quero desses respectivos governadores: não vou negar nada para esses Estados, mas se eles quiserem realmente que isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro. Caso contrário, eu não vou ter conversas com eles, vamos divulgar obras junto a prefeituras”, disse o presidente após a inauguração de uma usina de energia que usa painéis solares instalados sobre as águas do Rio São Francisco, em Sobradinho (BA).

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) saiu em defesa do presidente e disse que o governo de Jair Bolsonaro não faz qualquer tipo de “discriminação” com o Nordeste.

“Nesses últimos 10 dias, saiu muita coisa na imprensa como se o senhor tivesse má vontade com o Nordeste. Primeiro, divulgaram que a Caixa Econômica Federal não estava liberando recursos para o Nordeste, que havia uma orientação do presidente da Caixa para travar liberações de financiamentos para municípios e Estados nordestinos”, iniciou o senador.

“Eu fiquei a indagar: eu, como líder do governo no Senado, como nordestino que sou, como pernambucano que sou, se em algum momento eu testemunhei ou ouvi o presidente da Caixa, o ministro da Economia ou o presidente da República fazer qualquer consideração que pudesse implicar um gesto de discriminação ou falta de atenção com o Nordeste. A primeira coisa a registrar é que mais uma vez o senhor está no Nordeste”, disse, apontando para o presidente da República.

Fonte: Exame

Faixa atual

Título

Artista

Background