Cadastros do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020 iniciam amanhã (17), em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), dará início amanhã, dia 17 de dezembro, aos cadastros do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020. Durante os dias 17, 18 e 19, a SMDARH estará em algumas localidades da zona distrital realizando o cadastro dos agricultores.

Amanhã, terça-feira (17), de 9h às 16h, os cadastros serão feitos na localidade de Santa Fé, no Bar de Paulo. Na quarta-feira (18), de 9h às 16h, em Monte Alverne, na Associação de Produtores; e na quinta-feira (19), de 9h às 16h, na Associação Comunitária do Baixio das Palmeiras e também de 9h às 16h, na Escola José Rosa, no distrito da Santa Rosa.

O programa foi lançado no último dia 2 de dezembro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, em um momento de muita alegria para os agricultores e agricultoras cratenses e com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil.

O PROARA 2020 objetiva beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores, agricultores familiares rurais, com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, visando facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumento da produção agrícola, bem como promover a melhoria da geração de renda no município. Tem como meta proporcionar condições favoráveis a produção agrícola, com incentivo a diversificação das culturas, como: arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum; dentre outras. O programa irá contratar tratores para realizar a aração da terra, aumentando assim a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas como as queimadas, preservando assim, o meio ambiente.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, posteriormente aos cadastros, a ação acontecerá no início de ano e se integrará a outros programas que visam promover a agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e o Programa Hora de Plantar.

São beneficiários do PROARA: pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Fonte: Prefeitura do Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background