Canal do Rio Granjeiro transborda e deixa ruas alagadas em Crato

O canal do Rio Granjeiro, no Crato, cidade do Cariri cearense, transbordou após o município registrar uma chuva de 103 milímetros entre as 7h de segunda-feira (17) e as 7h desta terça-feira (18), conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados serão atualizados pelo órgão no decorrer do dia.

As precipitações atingiram principalmente dois pontos, próximos à Rua Tristão Gonçalves e ao Mercado Walter Peixoto. Vias no entorno ficaram alagadas.

Por volta de 2h30, um alerta foi emitido e a prefeitura da cidade mobilizou diversos órgãos, como Guarda Civil, Defesa Civil e secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente para evitar qualquer risco de catástrofe, informou o secretário interino de infraestrutura do Crato, Carlos Andson.

Embora o volume do “Canal do medo”, como também é conhecido, tenha baixado no início da manhã, ainda continuava a cair uma chuva de menor intensidade na cidade.

“Tivemos dois pontos de alagamento, mas logo bloqueamos o acesso das pessoas para que mantivéssemos a população em segurança. Após o volume baixar, mobilizamos a limpeza pública para amenizar a situação e liberar o tráfego”, disse Andson.

Canal do Rio Granjeiro transborda no Crato — Foto: Lorena Tavares/SVM

Canal do Rio Granjeiro transborda no Crato — Foto: Lorena Tavares/SVM

‘Problema crônico’

O canal do Rio Granjeiro, conforme assume o secretário, apresenta os mesmos problemas todos os anos. Um dos principais motivos, segundo ele, é o excesso de água acumulada devido às precipitações ocorridas na Chapada do Araripe.

“Esse é um problema crônico do canal, proveniente das chuvas que descem da Chapada, mas nós temos duas possíveis soluções. A mais viável delas é fazer uma bacia de amortecimento, a montante do canal, para receber essas águas da Chapada e soltá-las numa vazão regularizada via comporta”.

Carlos Andson diz que o projeto para solucionar o problema do transbordamento no local é “custoso, dispendioso”, mas garante que será articulado pela prefeitura.

Com a chuva da madrugada, as ruas próximas ao canal ficaram alagadas — Foto: Lorena Tavares/SVM

Com a chuva da madrugada, as ruas próximas ao canal ficaram alagadas — Foto: Lorena Tavares/SVM

A maior chuva registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos entre as 7 da manhã desta segunda-feira (17) e as 7 desta terça (18) foi na cidade do Crato, que acumulou 103 milímetros no posto da cidade, fazendo o Canal do Rio Granjeiro transbordar.

O fato do alagamento não é novidade no período chuvoso. No último ano, após uma das grandes chuvas que a cidade recebeu, foram encontrados peixes e outros animais nas casas que cercam o Canal após a água baixar.

Ruas no entorno da Praça da Sé também ficaram submersas. Foto: reprodução/redes sociais.

Além de deixar ruas, carros e casa submersas, a força da água também derrubou um corrimão em uma das pontes do Canal do Rio Granjeiro, além de arrastar lixo e restos de árvore ao longo do caminho.

Outras cidades do Cariri também receberam boas chuvas, como Penaforte, com 72.2 mm, Umari, com 68 mm, e Ipaumirim, com 65.4 mm.

Juazeiro do Norte recebeu 29 mm e Barbalha 7 mm. Veja o quadro completo:

PostosMunicipiosChuva (mm)
CratoCrato103.0
LameiroCrato85.0
PenafortePenaforte72.2
UmariUmari68.0
Sitio CantoUmari65.8
IpaumirimIpaumirim65.4
CariusCariús52.0
Lavras Da MangabeiraLavras Da Mangabeira48.3
JucasJucás46.0
CedroCedro41.0
Santo AntonioIpaumirim39.8
Juazeiro Do NorteJuazeiro Do Norte29.0
IborepiLavras Da Mangabeira28.0
Varzea Da ConceicaoCedro28.0
EmaterceCedro28.0
BaixioBaixio25.0
Riacho VerdeVárzea Alegre24.0
Sao SebastiaoCariús22.0
ArrojadoLavras Da Mangabeira20.0
QuitaiusLavras Da Mangabeira18.0
Dom LemeSantana Do Cariri17.6
CajazerinhaUmari17.0
MangabeiraLavras Da Mangabeira14.3
Santana Do CaririSantana Do Cariri12.0
Varzea AlegreVárzea Alegre10.2
Novo GrangeiroGranjeiro10.0
Sitio TipiAurora8.2
AltaneiraAltaneira7.8
BarbalhaBarbalha7.0
Farias BritoFarias Brito5.4
CaririacuCaririaçu3.0
AuroraAurora2.8
MauritiMauriti2.6
Serra BrejinhoJardim2.2
MilagresMilagres1.5
AssareAssaré15.6
Barreiros De BaixoPotengi10.0

Fonte: G1 e Site Badalo

Faixa atual

Título

Artista

Background