Capitão do Pau da Bandeira dá detalhes sobre a Festa de Santo Antônio em Barbalha

Em transmissão nas redes sociais, na noite desta terça-feira (14), o capitão do Pau da Bandeira, Rildo Teles, explicou detalhes de como será a tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha de 2020.

Ele explicou que tudo foi decidido numa reunião na tarde desta terça, com a presença dele, o pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, Padre Cícero Leandro e o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio.

A festa tinha data marcada para acontecer no dia 31 de maio, mas foi adiada para o mês de outubro. De acordo com o Rildo, tudo dependerá das Eleições Municipais.

Caso permaneçam não permaneça na data de 04 de outubro, o hasteamento será dia 27 de setembro. Caso não haja alteração, ficará no dia 11 de outubro, pós-eleição. As datas são próximas das comemorações da co-padroeira de Barbalha, Nossa Senhora do Rosário.

Em relação ao corte, que aconteceria no dia 15 de maio, dependerá também das mesmas situações do hasteamento e de como estará o controle da pandemia. Tradicionalmente, o corte do Pau acontece quinze dias antecedentes ao domingo do hasteamento.

Em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o capitão falou que a autarquia foi de acordo com a festa acontecer fora da data tradicional.

A assessoria da Prefeitura de Barbalha enviou uma nota, informando quem em relação ao dinheiro investido nas festividades será destinado o trabalho de prevenção e tratamento de pessoas que venham a ser infectadas pela Covid-19.

Sobre a parte ligada a Igreja, o padre Cícero Leandro disse que a Trezena de Santo Antônio acontecerá normalmente em junho, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e orientações da Diocese.

Ele reforçou que a parte social das homenagens ao santo casamenteiro, como o Pau da Bandeira e a procissão, será junto com a co-padroeira Nossa Senhora do Rosário.

Fonte: Portal Badalo

Foto: Raul Correira

Faixa atual

Título

Artista

Background