Cariri registra chuva após 22 dias sem precipitações; saiba onde choveu

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos registrou chuva no Cariri, sul do Ceará, após 22 dias sem precipitação nos 31 municípios que compõem a região. As precipitações ocorreram na madrugada desta teça (24). Como é comum no mês de setembro, os últimos dias foram de altas temperaturas durante o dia e baixa umidade do ar.

De acordo com os pluviômetros do órgão, choveu 11.0 milímetros em Crato; 10.0 mm em Lavras da Mangabeira; 6.6 mm na cidade de Várzea Alegre; 3.0 mm em Barro e 1.0 mm em Umari. Na noite desta segunda-feira moradores relataram chuva também em Juazeiro do Norte. Não deve chover hoje e amanhã.

De julho para agosto, parte da região do Cariri passou de Seca Moderada para Seca Grave. O clima tem contribuído para o aumento do número de queimadas na região. Nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo para todos os municípios caririenses por conta da baixa umidade do ar, que atingiu 15%.

O baixo percentual aumenta o riscos de incêndios florestais e é prejudicial à saúde, podendo causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As recomendações feitas pelo Inmet são de que a população caririense evite se expor ao sol nas horas mais quentes do dia e beba bastante líquido. O órgão não recomenda atividades físicas, uma vez que a baixa umidade do ar dificulta a respiração e pode causar desidratação. O Inmet também aconselha o uso de hidratante para pele e umidificação dos ambientes..

Maiores chuvas por posto no dia

Pedra Branca (Posto: Pedra Branca) : 37.0 mm
Acopiara (Posto: Caixa) : 37.0 mm
Tauá (Posto: Vera Cruz) : 34.0 mm
Piquet Carneiro (Posto: Acude Sao Jose Ii) : 29.0 mm
Mombaça (Posto: Mombaca) : 28.5 mm
Boa Viagem (Posto: Boa Viagem) : 23.0 mm
Ararendá (Posto: Ararenda) : 22.5 mm
Mombaça (Posto: Boa Vista) : 21.3 mm
Quiterianópolis (Posto: Monteiro) : 21.0 mm
Catarina (Posto: Fechado) : 21.0 mm

Fonte: Agência Miséria

Faixa atual

Título

Artista

Background