Caririaçu registra maior chuva do Ceará nesta segunda-feira (16)

O município de Caririaçu registrou a maior chuva do Ceará, entre 7h de ontem e às 7h desta segunda-feira (16). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram acumulados 34 milímetros no posto pluviométrico da Vila Feitosa, que fica a 17 quilômetros de distância da sede da cidade.

Na macrorregião do Cariri, também houve precipitação em Granjeiro, a segunda maior na últimas 24 horas, quando foram registrados 19,4 milímetros. Já Lavras da Mangabeira teve a terceira mais intensa chuva, acumulando 16,5 milímetros.

As chuvas marcam o período de pré-estação no Ceará, que começa neste mês de dezembro e vai até janeiro. Geralmente, as primeiras precipitações chegam ao sul do Estado, como na macrorregião do Cariri. Já em janeiro, elas tendem a ser mais generalizadas e significativas, no território como um todo.

“O sul do estado recebe influências, na forma de algumas instabilidades atmosféricas, facilitadas por sistemas frontais que costumam chegar no estado da Bahia e deslocam-se para leste”, explicou Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Previsão

Segundo a Funceme, a previsão para esta segunda-feira (16) é de nebulosidade variável em todo o Estado com possibilidade de precipitação no Centro-Sul. Amanhã (17), o céu permanece nublado com chuva isolada no Cariri, mas também pode chover no Sertão dos Inhamuns e na região jaguaribana. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens. Já na quarta-feira (18), predomina a nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea.

Fonte: Diário do Nordeste / Diário Cariri

Faixa atual

Título

Artista

Background