Ceará recebe lote de 162.100 mil doses da vacina AstraZeneca e 45.630 Pfizer nesta quinta-feira

O Ceará recebe, na tarde desta quinta-feira (6), um novo lote com 162.100 mil doses da vacina AstraZeneca e 45.630 mil doses da Pfizer. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo governador Camilo Santana.

Segundo Camilo, o voo que vai transportar os imunizantes da AstraZeneca está previsto para chegar às 17h20 em Fortaleza. Já o voo com as vacinas da Pfizer, ainda não tem confirmação do horário de chegada, de acordo com relatório do Ministério da Saúde.

Camilo afirma que até o fim de semana há previsão do Estado receber mais vacinas CoronaVac, que serão utilizadas para as segundas doses que ainda não foram aplicadas. “Continuamos lutando por mais vacinas para todos os cearenses”, escreveu Camilo.

Por conta da logística específica com baixas temperaturas, o imunizante da Pfizer está sendo aplicado somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). A vacina é utilizada em pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que começara a ser vacinadas nesta quarta-feira (5).

3ª fase de vacinação
Depois de quatro meses do início da campanha de vacinação, o Ceará avança para a aplicação das doses em pessoas que fazem parte da fase três do grupo prioritário. Nesta quarta-feira começaram a ser vacinados pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.

Essa terceira fase de vacinação já pode começar em 14 cidades do interior do Ceará, de acordo com a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida.

“Atualmente nós temos 14 municípios que já vacinaram mais de 90% dos seus idosos e eles podem progredir com essa terceira fase. Essa terceira fase ela é um pouco mais delicada já que são muitos grupos que começarão simultaneamente. Então nós temos os grupos de comorbidades, temos as pessoas com síndrome de down e gestantes e puérperas que vão começar de forma simultânea”, disse.

Veja a lista de cidades:
Várzea Alegre
Tururu
Tarrafas
Tamboril
Sobral
Quiterianópolis
Porteiras
Pindoretama
Irauçuba
Iracema
Cruz
Chaval
Catunda
Cariré

Fonte: Diário do Nordeste (adaptado)

Faixa atual

Título

Artista

Background