Cearense vencedor do Prêmio Jabuti 2018 lança livro em Juazeiro do Norte

Escritor independente que leva o Prêmio Jabuti de livro do ano na bagagem, Mailson Furtado estará em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira, 26, para lançamento do premiado livro-poesia “À cidade”.

Após circular por São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Paraíba, o poeta vai aportar na região do Cariri, para encontro com leitores e bate-papo sobre literatura.

O lançamento acontecerá na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), às 16h.

Cearense, natural de Varjota, Mailson surpreendeu a todos com a conquista deste que é o principal prêmio da literatura brasileira. Levou a melhor na categoria Poesia e a condecoração de Livro do Ano.

Segundo a BBC, esta foi a primeira vez em 60 anos do prêmio Jabuti que o melhor livro foi de um autor independente. O primeiro a ganhar o Jabuti foi o Jorge Amado, com “Gabriela Cravo e Canela”.

cá estou
o telefone toca
quinze pras três
é o alarme
aperreando

hora da labuta
antes disso
a universidade
antes disso
a escola
antes disso
o menino
antes disso
a vida

Escrito à mão durante 20 dias, “À cidade” é uma poesia de pouco mais de 60 páginas editada, diagramada e finalizada pelo próprio autor. É o quarto livro de Mailson, que o descreve como uma “tentativa de me conhecer através da cidade e da história” e categoriza como o seu primeiro trabalho maduro.

“Sou escritor muito mais por vontade de ser do que ser por si só”, declara diante das dificuldades que viu no início da carreira.

“Temos um estado muito rico em produção, muito criativo. Mas, pelos lugares que fui recentemente, pude ver que nossa praça é pequena”, reflete. “Faltam livrarias. O mercado para distribuir é pequeno. Temos o potencial. Falta investir”.

Dentista por profissão, Mailson foi um acontecimento em Varjota após o Prêmio. De carreatas da vitória à reportagens nos principais veículos de comunicação do país. Mais exemplares foram impressos e o trabalho de escritor – o lado predominante do homem – ganhou fôlego.

SERVIÇO

Mailson Furtado lança “À Cidade”, às 16h
Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB
Rua São Pedro, 337
Centro – Juazeiro do Norte
Gratuito

Fonte: Alana Soares/Agência Miséria

Faixa atual

Título

Artista

Background