Celebração da Quarta-feira de Cinzas abre tempo da Quaresma e lança Campanha da Fraternidade

Ontem, dia 26 de fevereiro, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte- CE, em comunhão com toda a Igreja Católica, abriu o tempo da Quaresma com a celebração da Quarta- feira de Cinzas que foi presidida pelo reitor, padre Cícero José da Silva, e reuniu centenas de fiéis. Na missa também foi lançada a Campanha da Fraternidade 2020.

Durante a homilia, o padre Cícero José refletiu sobre o significado deste novo tempo litúrgico, dando orientações de como os católicos devem vivenciá-lo, destacando também a importância da celebração daquele dia. “Esta celebração é um convite a todos, com o recebimento das cinzas, a lembrar que nós devemos nos aproximar de Deus. A liturgia apresenta os três remédios que servem para termos a saúde completa: a oração, o jejum e a caridade. A oração para nos aproximarmos de Deus, o jejum para tirar aquilo que é excesso e a caridade para fazer ao irmão aquilo que nós recebemos de Deus”, disse.

A imposição das cinzas aconteceu logo após a homilia. Ao fazer o sinal da cruz na fronte de cada fiel, os ministros os convidavam a se converter e crer no evangelho.

“Um tempo de reflexão e de mudança de vida”, definiu a dona de casa Maria de Fátima Pereira que participou da celebração com sua família. “Uma celebração para que nós cristãos não esqueçamos que somos pó e ao pó voltaremos”, enfatizou o advogado Plínio Peixoto, acrescentando ainda a necessidade da vivência da fé cristã que envolve a caridade, o amor, a conversão, o serviço ao próximo. “Que a gente sempre lembre que o amor de Cristo passa pelo próximo”, pontuou.

Na celebração também foi lançada a Campanha da Fraternidade que este ano tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Na basílica a CF contará com três gestos concretos: a construção de banheiros públicos na Capela do Socorro, em parceria com o poder público municipal; a arrecadação de alimentos que serão destinados ao Instituto Monsenhor Murilo, que atende pessoas em situação de rua; e a intensificação da Campanha de arrecadação de óleo de cozinha que além do cunho social (o dinheiro revertido em parceria com a empresa Sabão Juá é destinado ao Instituto Monsenhor Murilo), possui também caráter ambiental.

Fonte: Site Basílica Santuário N. Sra. das Dores

Faixa atual

Título

Artista

Background