Colégio Santa Teresa de Jesus realiza I Café Filosófico

Nesta terça-feira, dia 17 de setembro, foi realizado o I Café Filosófico, um evento construído pelos professores e alunos da instituição de ensino. O evento teve como tema principal “Cidadania e políticas públicas”.

As boas vindas ao Café Filosófico e a fala oficial do evento foi proferida pela coordenadora geral da instituição Ana Cristina de Fraga Magalhães que relatou a satisfação e a importância da temática enfatizada pelo evento.

O palestrante, Padre Rocildo Alves Lima Filho, destacou a importância da cidadania e as políticas públicas, ele fez a ligação do tema a campanha da Fraternidade deste ano de 2019.

“Nesta Campanha da Fraternidade de 2019, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O texto-base da campanha, que será distribuído aos jornalistas na abertura, descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988”.

O Café Filosófico surpreendeu a todos com sua qualidade e envolvimento dos alunos do 9º ano, 1º e 2º anos do médio que abordaram subtemas como: Moral, ética e justiça. Apresentações de paródias, debates e declamações de poesias. Além de todas as atividades, as equipes ofereceram um Coffee Break para os convidados, que contou com uma variedade de pratos e petiscos e com uma pitada de carinho e atenção a todos os presentes.

A irmã Maria Sousa confirmou que este foi apenas o primeiro de outros que deverão acontecer, dando continuidade ao desenvolvimento educacional do aluno.
“Formar o ser Humano de forma integral”. “Trabalhar o individuo dentro do seu contexto, educar com os valores para poder formar verdadeiros cidadãos”. Disse Irmã Maria.

Ela ressaltou ainda que o Colégio Santa Teresa de Jesus já tem um trabalho voltado para a Campanha da Fraternidade, onde a abertura é feita todos os anos, logo após a quarta-feira de cinzas e durante o ano em vários outros momentos abordando os temas que vão de encontro a Campanha da Fraternidade.

“Neste momento em que as políticas públicas do Brasil estão sendo cada vez mais violadas, nós precisamos realmente dizer para os nossos alunos políticas públicas se faz necessário e nós precisamos investir nisso e fazer com que eles tomem consciência do que de fato são políticas públicas, que não é assistencialismo, mas sim uma possibilidade e uma condição de conquista do ser humano”. Enfatizou Irmã Maria Sousa.

Merece destaque e deve ser reverberada pelos anais da imprensa a oportunidade que o Colégio Santa Tereza de Jesus deu as outras instituições educacionais, tanto da rede pública e privada em convida-las para partilhar de um evento desta magnitude.

A equipe vencedora do I Café Filosófico foi a do 2º ano.

A coordenação do I Café Filosófico foi do Professor de Sociologia Adjalmo Pereira e da Professora de História Silviana Filgueiras.

Para quem quiser assistir a palestra e as apresentações é só acessar A TV Global 3:
Tvglobal3.com.br ou no canal de yotube TV global 3 Cariri.

Fábio Lemos/Jornalista Rádio Educadora

Faixa atual

Título

Artista

Background