Conselho orienta prefeito para investimento em premiações de arte e cultura no Crato

Após tomarem conhecimento de que o Crato dispõe de recurso total de R$ 65,050.00 na Unidade Orçamentária do Fundo Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais encaminhou no último mês de setembro documento ao Gabinete do Prefeito Zé Ailton Brasil, para que este destine investimentos em caráter de urgência em editais de fomento à iniciativas artísticas e culturais do município.

O valor foi apresentado ao Conselho pelo Secretária de Finanças. A urgência dos conselheiros é pelo fato de que se os recursos devem ser investidos ainda esse ano.

A proposta do Conselho é que sejam realizados dois editais de premiações, um voltado para as iniciativas de cultura de base comunitária e outro de fomento para as linguagens artísticas, totalizando 12 iniciativas.

Para o Presidente do Conselho, Alexandre Lucas, o valor é insignificante para a cultura, tendo em vista a dimensão do Crato. Ele destaca que é preciso consolidar o Sistema Municipal de Cultura e garantir por lei, o percentual de 2% de fomenta para cultura.

“A Unidade Orçamentária do Fundo Municipal de Cultura é uma prerrogativa da Lei Municipal do Sistema de Cultura do Crato”, destaca Alexandre. O presidente do Conselho acredita que a gestão municipal irá publicar o Edital de Prêmio com os recursos já previstos.

Fonte: O Badalo

Faixa atual

Título

Artista

Background