Crato receberá dois Centros de Educação Infantil pelo governo cearense

O governador Camilo Santana assinou, na manhã da última sexta-feira (16), ordens de serviço para a construção de 19 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em 14 municípios cearenses. No Cariri, Crato será contemplado com duas unidades.

“Estamos aqui dando a ordem de serviço para 19 novos CEIs. Hoje, temos 58 CEIs já entregues. Estamos com 90 em execução, muitos deles já prontos para serem entregues aos municípios cearenses. E mais 19 em licitação. Portanto, perfazendo 186 CEIs. Em breve, vamos anunciar novos. Temos uma meta ousada para garantir que em nosso governo, pelo menos, uma creche tenha sido feita em cada município do Estado do Ceará”, garantiu Camilo Santana, ressaltando que os equipamentos são bem estruturados e acolhedores.

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais, a solenidade teve a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, da vice-governadora Izolda Cela e da secretária de Proteção Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, além dos gestores dos municípios contemplados. Além do município cratense, serão também beneficiados Catunda, Independência, Ipaporanga, Ipueiras (2), Itapipoca, Madalena (2), Ocara (2), Parambu, Poranga (2), Tamboril, Crateús, Icó e Maracanaú.

A ampliação totaliza um investimento de R$ 25,8 milhões e faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O Proares III tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Ceará. 55 CEIs estão previstos no Proares III. A construção dos CEIs faz parte do Programa Mais Infância Ceará, uma política pública de Estado idealizada pela primeira-dama Onélia Santana. A iniciativa, que abrange todos os 184 municípios cearenses, é fundamentada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar.

O Tempo de Aprender compreende a escola como direito de todos, tendo como objetivo a universalização da oferta de pré-escola e ampliação da oferta de creches em todo território cearense. Desde 2015, já foram construídos 58 CEIs, entre obras da SPS e Secretaria da Educação (Seduc), com investimentos de mais de R$ 60 milhões.

Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Faixa atual

Título

Artista

Background