Crato Tênis Clube tem tombamento aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará

Written by on 16 ago de 2021

Mais uma edificação de grande importância deve ser tombada no Cariri. Conforme informou a assessoria do deputado estadual Rafael Branco (MDB), este solicitou, através de requerimento, a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), o tombamento do famoso Crato Tênis Clube, ambiente bastante conhecido e frequentado pela comunidade cratense. A Câmara Municipal inclusive já havia tramitado, no início do ano, a discussão para que houvesse o projeto de tombamento do imóvel. Conforme apresentado pelo parlamentar, a pauta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, e a solicitação foi feita à Secult, sendo que o equipamento passará pelos trâmites legais de reconhecimento como patrimônio do município.

O Crato Tênis Clube é um espaço sociocultural que marcou várias gerações das famílias cratenses. Fundado em 1932, o lugar foi e é palco de grandes eventos, festas tradicionais como como o “Carnaval da Saudade” e “Carnaval Infantil”, além dos encontros e reuniões familiares.

A solicitação feita à Secult requer a proteção e preservação do equipamento, acreditando que o espaço é um patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e representativo no Crato, pois, fomenta o processo de socialização, principalmente para os adolescentes, com atividades esportivas, shows e eventos culturais. O tombamento vem ainda em momento onde houveram rumores de uma possível transação comercial envolvendo o Tênis Clube, que seria demolido e daria lugar a uma torre residencial e outra comercial.


Current track

Title

Artist

Background