De luto a educação e a Diocese de Crato: Morre Professor e Diácono Francisco de Assis Brito

Causou consternação geral, em Crato e no Cariri, o falecimento do professor aposentado e Diácono permanente da Diocese de Crato, professor Francisco de Assis Brito, aos 80 anos, ocorrido na madrugada de ontem (27), no Hospital Santo Antônio de Barbalha.

O professor Assis Brito nasceu em Crato, em cinco de dezembro de 1938, filho do Casal Gumercindo de Brito e Maria de Alcântara. Fez o curso primário no grupo escolar Teodorico Teles e o básico e técnico de contabilidade, na escola Técnica de Comércio do Crato.

Posteriormente, licenciou-se em letras pela Faculdade de Filosofia do Crato, onde exerceu o magistério, bem assim no departamento de Letras da Universidade Regional do Cariri – URCA e exerceu também o magistério na Faculdade de Ciências Econômicas do Crato, bem assim nos colégios Santa Teresa de Jesus, Estadual Wilson Gonçalves e Madre Ana Couto. Atuou também na Fundação Padre Ibiapina e participou do movimento pró-fundação da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Cursou ainda a escola Diaconal São José da Diocese de Crato e foi ordenado Diácono permanente em 2002, por Dom Fernando Panico, bispo Diocesano, da qual depois foi professor. Atuou também no cursilho de cristandade e foi sócio-acadêmico do Instituto Cultural do Cariri como titular da cadeira Patativa do Assaré e secretário da Câmara Júnior do Crato e instrutor do curso de Ministro Extraordinário da Eucaristia.

O professor Assis Brito fez diversos cursos especializados de nível superior, entre os quais podemos destacar: curso de pós-graduação (lato sénsu), na Fundação Educacional Severino Sombra na cidade de Vassouras do estado do Rio de Janeiro, curso de especialização em Educação na Faculdade de Filosofia do Crato, curso de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Pátria, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Na área da Comunicação, atuou como locutor e apresentador de programas de radiojornalismo, na Rádio Araripe e na Rádio Educadora, juntamente com seus irmãos Aglésio de Brito e Francisco José de Brito e deixou sua biblioteca particular com mais de 3 mil livros.

Exemplar chefe de família, esposo dedicado e pai amoroso, o professor Francisco de Assis Brito casou-se com a professora Djacira Silveira Duarte, com quem teve três filhos: Marco Aurélio, Engenheiro Mecânico, Antônio Alberto, Professor da Urca e Samara, Psicóloga, além de três netos: Tiago, Tarcila e Ravena.

O professor Assis Brito tornou-se um verdadeiro apóstolo da educação e da evangelização, pois dedicou inteiramente sua vida a serviço do magistério, da igreja e de sua família.

Registrando o óbito, a Rádio Educadora do Cariri envia suas condolências à família enlutada pela irreparável perda do seu querido chefe.

Huberto Cabral / Jornalista

Faixa atual

Título

Artista

Background