Desde 1984 o cafezinho mais famoso do Crato é vendido por Jusiê Flóro

Hoje (24), comemora-se no Brasil o Dia Nacional do café, que há mais de mil anos, é uma das bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo. Nada como uma boa xícara de café seja ao acordar ou após uma refeição. Adoçado, amargo, com leite… à gosto de cada um! O cafezinho dá disposição pela manhã e até elimina aquela sonolência que às vezes surge depois do almoço.

O cafezinho mais famoso do Crato é vendido por Jusiê Flóro desde 1984, ele relata que naquela época a procura era grande e com o passar do tempo, as coisas vão se modificando, mesmo assim “tenho uma boa clientela, Deus está me dando esta oportunidade de vender com saúde aos 80 anos e idade e o melhor de tudo, agradando a todos”, ressalta.

A praça Siqueira Campos sempre foi um ponto de encontro, Jusiê relembra os grandes nomes que passaram por ali e apreciaram o seu café. “Já vendi para autoridades como os prefeitos Pedro Felício e Walter Peixoto, deputado estadual Dr. Humberto, inclusive deputados de Fortaleza quando vinham ao Crato sempre estavam presentes na praça para tomar aquele cafezinho”.

Companheiro de praça, Francisco das Chagas mais conhecido como Chaguinha, trabalha como engraxate ao lado de Jusiê, ele engrandece a importância do plantio do café e relata que “nem tudo o pobre pode ter, mas pelo menos uma xícara de café que é acessível para qualquer um, ajuda a reforçar o dia”.

Essencial na mesa de todo brasileiro, seja puro, misturado com leite, expresso, cappuccino, entre outras formas de consumo, o café cai bem em qualquer ocasião.

Gisele Eufrásio / Jornalista Rádio Educadora

Faixa atual

Título

Artista

Background