Em primeira coletiva assessor da Assembleia Diocesana de Pastoral destaca a importância do papel da imprensa

Na tarde deste feriado, 15 de novembro, aconteceu a primeira coletiva de imprensa da Assembleia Diocesana de Pastoral 2019. Os veículos foram atendidos pelos padres Manfredo Araújo de Oliveira, assessor do encontro, padre José Vicente Pinto, vigário geral da diocese, e padre Aureliano Gondim, membro da equipe de organização da assembleia.

No primeiro momento os sacerdotes falaram sobre a análise de conjuntura, o resultado da pesquisa aplicada com as lideranças das paróquias e como as discussões da Assembleia refletem na realidade das paróquias. Depois foi aberto para as perguntas dos repórteres e, por fim, para entrevistas individuais.

Ao encerrar o momento, o padre Manfredo, que também é professor da Universidade Federal do Ceará, destacou o papel da imprensa diante das realidades conflituosas por quais o país passa. “A imprensa tem um papel muito fundamental na sociedade porque ela forma a opinião pública. Hoje a imprensa tem um papel absolutamente central. Não é por acaso que os sociólogos dizem que ela é o quarto poder, além dos três poderes fundamentais das sociedades democráticas modernas. É o quarto poder que é poder do convencimento, da visão das coisas, do sentido e esse é um elemento fundamental da vida humana. Eu tenho a maior admiração pelo trabalho de vocês que é um trabalho muito difícil, mais difícil talvez que, por exemplo, o trabalho de um professor que tem mais facilidade de defender suas ideias do que aqueles que trabalham no mundo da imprensa. Deviam dar a vocês uma consciência da importância do trabalho que vocês fazem para a vida das pessoas e para defesa daquilo que são os valores fundamentais para a vida humana”, disse.

A coletiva durou quarenta e cinco minutos e contou com a presença de repórteres de sete veículos de comunicação.

Fonte: Jornalista Patricia Silva / Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background