“Enfrentamento à violência não se dá apenas no trabalho policial”, diz Camilo Santana

Passada a mais recente onda de ataques criminosos, o Ceará vem apresentando números positivos na segurança pública neste ano, como a redução de homicídios pelo 18º mês consecutivo. Para o governador Camilo Santana (PT), trabalhos em conjunto devem ser realizados para o controle da violência no Estado.

“O enfrentamento da violência não se dá apenas no trabalho policial, mas também no trabalho da prevenção e da intervenção urbana”, destacou o petista em entrevista coletiva após reunião do Comitê Gestor do “Pacto por um Ceará pacífico”, realizada no Palácio da Abolição, nesta sexta-feira, 11.
Para o governador, projetos como “Ceará pacífico” contribuem para reduzir a “sensação de insegurança” da população. “No Brasil, um processo leva em média oito anos e meio para ser julgado. Já a meta aqui no Ceará é de que todo processo de homicídio seja julgado em até um ano”, pontuou.

“O poder judiciário tem feito um trabalho importante para agilizar os processos de julgamento. Temos inclusive um programa premiado nacionalmente, fruto desse tempo de julgamento, que é o ‘Tempo de Justiça’”, afirmou o governador.

A iniciativa monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos em Fortaleza a partir de 1º de janeiro de 2017. É projeto oriundo das ações do “Pacto por um Ceará pacífico”. “O Tribunal tem alcançado resultados importantes para que acabe aquela sensação de impunidade, mostrando que temos ações fortes e firmes”, indicou o petista.

A reunião desta sexta-feira foi comandada pelo próprio governador e pela coordenadora-executiva do Pacto, a vice-governadora Izolda Cela. No encontro foi apresentada uma experiência definida por Camilo como “espécie de laboratório” de construção de um comitê do “Ceará Pacífico Municipal”.

O caso desenvolvido em Sobral, disse o governador, “deve apresentar resultados importantes” para aquela cidade. “A gente sempre tem colocado que é no município onde as coisas acontecem, onde tem a maioria dos equipamentos à disposição da população. Essa foi uma experiência que apresentou resultados impressionantes. Não tenho dúvida que será um exemplo para outros municípios cearenses e para o Brasil”, complementou.

Fonte: O Povo

Faixa atual

Título

Artista

Background