Entenda a situação da UPA do Limoeiro em Juazeiro do Norte

Na tarde desta quinta-feira (9), diante da falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, a polícia compareceu ao local para evitar tumulto. A população segue reclamando de longa espera e falta de atendimento, tendo até de sair da Unidade sem passar por um médico.

A falta de profissionais no local se deu por conta de uma paralisação dos médicos, que reivindicam o pagamento dos salários dos meses de novembro e dezembro. “Não podemos culpar os médicos, que há seis meses reclamam da situação”, afirma o vereador Glêdson bezerra em entrevista ao Jornal Progresso.

A assessoria da Secretaria de Saúde afirma que o município já pagou ao Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI), responsável até esta sexta (10) pela gestão da UPA, os R$ 46 mil restantes para complementar a folha do mês de novembro. O IMEGI deve efetuar, até este sábado (11), o pagamento do ordenado do mês de novembro aos profissionais.

O Secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Antônio Lucimilton de Sousa Macêdo, foi à Unidade diante da situação, nesta quinta, para reunião com os médicos e a direção. Segundo Lucimilton, a Secretaria está com um planejamento emergencial para atendimento dos pacientes no Hospital Estephânia, caso a paralisação permaneça. “Vamos ver a possibilidade de um médico de suporte enquanto não se resolve a questão da paralisação”, diz ele em entrevista ao Jornal Progresso.

Os médicos podem manter a paralisação por tempo indeterminado até que se realize o pagamento de novembro. Os profissionais também pedem a garantia do pagamento referente à dezembro e aos dez dias trabalhados no mês de janeiro.

O secretário de saúde ainda afirma que está sendo avaliada legalmente a possibilidade do pagamento diretamente da Secretaria de Saúde aos médicos.

A nova empresa gestora, que também será responsável pelo Hospital Maternidade São Lucas, assume a partir deste sábado, sendo a Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (ACENI).

Faixa atual

Título

Artista

Background