Evento online do curso de Jornalismo da UFCA contará com participação de Manuela d’Ávila

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza na próxima quinta-feira (29), às 18h30, uma aula aberta de forma virtual ao público sobre Fake News. O evento, que faz parte da programação de lançamento da V Semana de Jornalismo do Cariri, contará com a participação da jornalista e ex-candidata à vice-presidência da República, Manuela d’Ávila, com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet.

A penalização do uso de aplicativos de mensagem para distribuição de desinformação, boatos e mentiras como se fossem informações reais com o intuito de prejudicar pessoas ou grupos está no centro do debate envolvendo a criação da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, em tramitação no Congresso Nacional. As Fake News serão um dos temas discutidos na V Semana do Jornalismo, que ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, com o tema: “Jornalismo em confronto: atuação profissional na pandemia de Covid-19 no Brasil”. A programação será divulgada no dia do evento, logo após a apresentação da convidada.

Durante o evento, Manuela d’Ávila vai contar como lidou com correntes de produção e distribuição de notícias falsas a seu respeito. A experiência acabou se tornando tema de seu último livro “E se fosse você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news”, lançado em 2020. Após a apresentação da palestra sobre Fake News, a jornalista vai conceder uma entrevista coletiva para alunos do curso de Jornalismo da UFCA, que poderá ser acompanhada por todos os participantes da aula aberta.

De acordo com a organização, para ter acesso à apresentação não é necessário ser estudante de Jornalismo. “Qualquer pessoa interessada, mesmo que não seja da UFCA, pode se inscrever por e-mail. Como as aulas irão ocorrer pelo Google Meet ao todo serão abertas 250 vagas, que é o número máximo de participantes por sala. Mas o curso de Jornalismo da UFCA também irá disponibilizar o conteúdo da aula em seus canais de divulgação nas redes sociais”, afirmam.

De acordo com o idealizador do Projeto Aulas Abertas, professor Edwin Carvalho, o curso de Jornalismo da UFCA vai realizar pelo menos uma aula aberta por mês, trazendo sempre convidados para debater um tema de interesse público, a partir de questões ligadas às áreas da Comunicação e do Jornalismo. “Há duas semanas realizamos um encontro virtual que reuniu estudantes de Jornalismo de Angola e do Brasil. Enquanto durar a pandemia, essas aulas irão acontecer de modo remoto, pela internet. Mas logo que houver o retorno presencial vamos organizar alguns debates e encontros sobre mídia fora do Campus da UFCA”, explica o docente.

Sobre Manuela d’Ávila

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Manuela Pinto Vieira d’Ávila possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Além de jornalista e escritora (possui três livros publicados), após alguns mandatos no Legislativo, como vereadora de Porto Alegre, deputada federal e deputada estadual no Rio Grande do Sul, foi pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB e candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad nas eleições de 2018. Sua última disputa eleitoral foi em 2020 para a Prefeitura de Porto Alegre.

Serviço

V Semana do Jornalismo
Participação de Manuela d’Ávila
Data: 29 de abril de 2021
Horário: 18h30
Inscrições (até 28/04): semanadojornalismoufca@gmail.com

Faixa atual

Título

Artista

Background