Expocrato 2020 poderá acontecer em dezembro

Há dois meses da data prevista, A Expocrato 2020, está praticamente descartada para julho, mês tradicional. Considerado as condições atuais adversas para aglomerações a curto prazo, o evento poderá acontecer em dezembro. A nova data não foi confirmada oficialmente, mas deve ser anunciada nos próximos dias.

Dezembro foi o mês da primeira Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados, em 1944, em plena II Guerra Mundial. Naquele ano, aconteceu no período de 4 a 7, começando em uma segunda-feira. Deixou de acontecer nos anos seguintes devido aos efeitos do pós-guerra.

Nos anos 50, a Exposição do Crato voltou com força, passando para sete dias. Daí em diante, só cresceu e hoje é uma das maiores feiras agropecuárias do país, contando os eventos sociais que trazem grandes artistas.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o adiamento é ponto pacífico entre os órgãos promotores e a população. Dezembro é normalmente mês de férias, embora este ano, devido ao atraso do calendário escolar, o ano letivo se prolongará.

Evento vital para a economia do Crato, com reflexos positivos na economia da região, sobretudo para os setores produtivos, de hotelaria e turismo, não realizar a Expocrato este ano, traria efeitos ainda mais negativos do que a situação atual. Mesmo sendo um período já de campanha natalina, Expocrato e Natal são eventos diferentes e caberiam no calendário do mês.

A nova data resultará de entendimentos entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura do Crato, Comissão Organizadora e entidades lojistas. Se de fato for confirmada para dezembro, a Expocrato vai “esquentar” o final de ano no Cariri.

Fonte: Portal Badalo

Foto: Gisele  Eufrásio

Faixa atual

Título

Artista

Background