Fórum Eleitoral recomenda que eleitor consulte seção de votação antes de sair de casa

O Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte informa que nestas eleições, o número de Mesas Receptoras de Votos (MRV) no município será menor do que o número de seções existentes nas Zonas Eleitorais. Ou seja, mais de uma seção deverá funcionar em uma mesma sala dedica a votação, marcada para o próximo dia 15 de novembro.

Segundo o órgão, para que ninguém fique prejudicado, algumas seções tiveram seus eleitores redistribuídos dentro do mesmo local de votação. Desta forma, é importante consultar em qual seção cada um votará, de preferência antes de se descolar a zona eleitoral.

A medida se justifica devido a redução de fabricação de novas urnas eletrônicas, em razão da pandemia do novo coronavírus. Por ser um computador, a urna fica obsoleta com o tempo e, por isso, existe a previsão de descarte de algumas delas a cada eleição e consequentemente, a substituição por urnas novas. No entanto, alguns componentes das urnas são fabricados na China e, esse ano, não puderam ser produzidos e as urnas não foram substituídas.

Para que todos os eleitores possam continuar votando no seu local de votação foram feitas agregações de seções, ou seja, a junção de duas seções que tinham um número reduzido de eleitores, e, a distribuição de grupos de eleitores de uma seção eleitoral para outras seções. Dessa forma, por exemplo, o Colégio Franciscanos, que normalmente recebe 18 seções eleitorais, esse ano irá funcionar apenas com 15 Mesas Receptoras de Votos.

Os demais eleitores estarão distribuídos nas 15 seções existentes no colégio. Por isso, o eleitor não precisa se preocupar em busca outro local para votar, devendo ele se localizar no mesmo colégio eleitoral que escolheu, mas o número de sua seção poderá ter sido alterado para outra sala de votação.

Para saber qual esse número, os eleitores de Juazeiro do Norte devem consultar o E-Título, aplicativo do título eletrônico que serve como documento de identificação, inclusive substituindo o documento de papel com foto no dia das eleições, possuindo ainda a geolocalização dos locais de votação. Lá o eleitor encontrará a indicação da seção onde votará.

O Fórum Eleitoral recomenda que, fazendo essa consulta antes de sair de casa, pode-se evitar desencontros e até aglomerações no dia 15 de novembro. O aplicativo E-Título, está na App Store e no Google Play, para smarthphones e celulares com Android ou iOS, sendo de uso gratuito.

Fonte: Portal Badalo

Foto: Tânia Rêgo

Faixa atual

Título

Artista

Background