I Seminário Municipal de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto acontece em Crato

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato (SMTDS), por meio do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã de ontem, o I Seminário Municipal de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, com o tema “A Adolescência desse processo 12 anos de caminhada”.

O evento, que aconteceu no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arrais, contou com a presença do Prefeito Zé Ailton Brasil, do Vice-Prefeito e secretário de Saúde, André Barreto e da gestora da SMTDS, Edivania Costa Gonçalves.

Iniciando a programação, uma apresentação cultural com o Grupo Raízes do Cariri. Dando prosseguimento ao evento, foi proferida a palestra “Aspectos Jurídicos das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, conduzida pelo Juiz de Direito, Dr. José Flávio Bezerra Morais e pelo Promotor de Justiça, Dr. David Moraes da Costa.

O momento seguiu com a apresentação do documentário “Adolescentes e jovens sob medida: Uma conta com vários resultados”, em seguida, mais duas temáticas foram abordadas: “Medidas socioeducativas em meio aberto-Rompendo preconceitos, efetivando a intersetorialidade das politicas públicas”, com a Psicóloga Swiane Tavares; e “A Adolescência desse processo 12 anos de caminhada”, com a Assistente Social Rita de Cássia Melo, coordenadora do CREAS Crato.

“A partir de encontros como esse, podemos estudar e criar possibilidades de melhorias para nossos jovens. Trabalhamos diariamente por uma cidade saudável em todos os aspectos”, ressaltou o chefe do executivo cratense, Zé Ailton.

Também presentes no seminário, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Adilma de Figueiredo, o Secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê, a Secretária Adjunta de Educação, Tammy Lacerda e os representantes do Legislativo, Ticiana Cândido e Fernando Brasil.

Para saber mais:

O objetivo das medidas socioeducativas (MSE) é, basicamente, promover um conjunto de ações que proporcionem aos adolescentes um processo de reflexão acerca de suas práticas infracionais, suas motivações para cometê-las e construir possibilidades de ressignificações que contribuam para uma relação social menos danosa para si mesmo, com as outras pessoas e com as propriedades públicas ou privadas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background