Iniciação à Vida Cristã foi tema de Encontro Paroquial em Santana do Cariri

Catequistas, Coordenação Paroquial de Catequese e membros do Conselho Paroquial de Pastoral estiveram reunidos no Salão da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri, durante a manhã do domingo, 25 de agosto, para refletir sobre a temática da Iniciação à vida Cristã, a partir do projeto diocesano.

O encontro foi teve início às 8h30 com a acolhida dos paroquianos da sede e de vinte comunidades rurais. Em seguida houve a oração da manhã, com o Ofício Divino das Comunidades, dirigida pelos leigos, recordando a caminhada pastoral-catequética.

O pároco, padre Paulo Lemos Pereira, coordenou o estudo do texto sobre o processo catecumenal. Com leitura participativa, os paroquianos rememoraram o contexto da catequese na história da Igreja, desde as primeiras comunidades cristãs, passando pelo Concílio Vaticano II até os dias atuais nos quais se propõe um retorno às origens, com uma catequese de Inspiração Catecumenal. Além desse aspecto foram refletidas as etapas da Iniciação Cristã, como propõe o Documento 107 da CNBB. A partir da leitura, catequistas e demais agentes pastorais apresentaram os sucessos e obstáculos da caminhada.

Sendo último domingo do mês de agosto dedicado àqueles que se dispõe aos serviços da comunidade, dedicado também aos catequistas, foi realizado um momento de agradecimento pelo testemunho de serviço dos catequistas da paróquia. A coordenadora de catequese Josenilda Estevão dirigiu palavras de gratidão e felicitações, em nome do pároco e de toda a comunidade paroquial. Nesse momento cantou-se alegremente os parabéns e houve o corte de um bolo em sua homenagem.

Ainda como pauta do encontro houve o repasse da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), realizada no dia 17 de agosto no auditório da Sé Catedral, em Crato. Na oportunidade foram tratados assuntos relativos ao Mês Missionário Extraordinário, que será vivenciado em outubro próximo, além dos encaminhamentos para a Assembleia Diocesana de Pastoral que se realizará nos dias 15 e 16 de novembro. Esse repasse foi feito pelo coordenador do Conselho Paroquial, Danilo Sobreira.

Por fim, Padre Paulo Lemos apresentou as boas novas a respeito da Serva de Deus Benigna Cardoso, especialmente sobre o interesse dos Governos Estadual e Municipal em edificar um monumento da Heroína da Castidade. Além disso, ressaltou a importância de se intensificar a oração pela sua beatificação e pelo bom êxito da Romaria de outubro, recordando o seu martírio no dia 24, e a romaria diocesana do Terço dos Homens que acontecerá no dia 01 de dezembro deste ano.

O encontro, que contou com cerca de cem participantes, foi concluído com o almoço. O próximo momento de reflexão para os paroquianos se dará em 29 de setembro, com uma formação bíblica, tendo como assessor o Dr. Jair Rodrigues.

Fonte: Danilo Sobreira/Colaborador da Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background