Intervenções artísticas irão ocupar a tela do Festival Mundo Arrebol neste final de semana

As intervenções artísticas que vão compor o Festival Mundo Arrebol serão transmitidas pelo canal no Youtube do Estúdio Arrebol no próximo final de semana, sábado, dia 1 de Maio. O evento é uma iniciativa da Mundo Cariri Produções, com o apoio orçamentário da Lei Aldir Blanc. A programação contará com intervenções por meio de vídeo performances de artistas que moram no Cariri cearense, além de conter apresentações musicais. O intuito do Festival é promover e reconhecer a cena artística da região do Cariri.

Ingrid Alidiane, artista que integra a grade da programação, fala um pouco sobre a sua percepção do Festival Mundo Arrebol. Ela conta que vê o evento hoje como um dos grandes palcos virtuais que promove a difusão cultural e a artística do cariri, “… as intervenções artísticas elas chegam no lugar de mexer com todos os sentidos, de tirar a gente totalmente do prumo e poder sentir com toda a intensidade do nosso corpo”.

A programação irá contar com as performances “Mar em mim” que é um vídeo-poesia de Ingrid Alidiane, com trilha sonora de Flauberto Gomes, que surge a partir de um olhar inquietante sobre a percepção da ciclicidade de Ser, com toda a intensidade e inteireza da vida, seja num mergulho profundo, seja no simples fluir das águas. A artista e fotógrafa Jaque Rodrigues, traz o vídeo-arte “Refazimento” que traz uma narrativa a qual ela constrói uma analogia da construção do ser negra, relacionando de forma constante a [des]construção e [des]colonização do olhar. A obra tem como intuito o conhecer e reconhecer do corpo negro ao qual a artista habita.

A obra-gestação-resistência “Boldo” de Bárbara Leite Matias, artista Kariri, apresenta a resistência das suas obras como mulher-artista. Ela imprime a existência, o feminino, a mãe terra e o grito de vida de todas as mulheres que suplicaram para existirem. Além destas intervenções, o Festival Mundo Arrebol conta com as apresentações musicais dos grupos: Remoenda, Cantando Marias, Duo Yaô e Weskley Sousa. O Festival conta com a parceria do O Cangaço Bar, JMX Sonorização e Eventos, Terreiro das Pretas e a ONG Beatos. Além disso, a programação é apoiada pela Secretaria Municipal da Cultura, através do fundo municipal da cultura, com recursos provenientes da lei federal n.° 14.017, de junho de 2020.

SERVIÇO
Festival Mundo Arrebol
Local: www.estudioarrebol.com.br
Horário: 17h30min
Data: 01 de Maio

Fonte: Ascom Festival Mundo Arrebol
Foto: Jaque Rodrigues

Faixa atual

Título

Artista

Background