Mais de 54 famílias ficam desabrigadas após fortes chuvas e alagamentos em Várzea Alegre

Written by on 14 mar de 2022

Pouco mais de cinquenta e quatro famílias ficaram desabrigadas em Várzea Alegre, por causa das fortes chuvas deste sábado (12). O rompimento da barragem da cidade deixou vários outros municípios da região inundadas. Conforme o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, as pessoas resgatadas foram abrigadas em casas de familiares. Em vídeos divulgados nas redes sociais, foram identificados diversos pontos de alagamento, que inundaram casas e encobriram veículos em algumas vias.

A região do açude Caraíbas e do Canindezinho foram as mais afetadas. Várzea Alegre registrou chuva de 75 mm no sábado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ainda segundo os bombeiros, dois carros da Defesa Civil da cidade estão em deslocamento para o local. O número de famílias que precisam sair de suas casas por causa das chuvas ainda pode ser maior.

Os bombeiros também informaram que o nível das águas está baixando e que a cidade não registrou chuvas neste domingo (13). Fotos registradas pelos agentes mostram casas destruídas, com telhados ao chão.

Açudes rompidos

De acordo com o secretário de infraestrutura de Várzea Alegre, Eleomarcos Correia, açudes de pequeno porte se romperam com a força da água, o que está provocando alagamentos na área urbana e rural.

“Enviamos também três caminhões pra fazer mudanças das pessoas na comunidade dessas casas que estão alagadas. Pessoas estão procurando casas de parentes pra levar seus móveis pra que nao se percam assim”, afirma.

Eleomarcos diz que no distrito de Canindezinho choveu mais de 200 mm, fazendo com que o Açude Caraíbas estivesse “com uma sangria muito forte, nunca vista”. A Funceme registrou na cidade 75 mm de acordo com dados do posto Boa Vista.

Fonte: G1 CE (adaptado)

Tagged as

Current track

Title

Artist

Background