Mensagem por ocasião dos 80 anos dos Salesianos em Juazeiro do Norte

Há oitenta anos, os padres Salesianos chegavam a Juazeiro do Norte para edificar, nestas terras, obras educacionais e de evangelização segundo a espiritualidade de Dom Bosco. Por ocasião de tão grandiosa data, o bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, enviou mensagem à Família Salesiana.

Nesta noite tão ditosa as palavras do Livro dos Provérbios enchem-me de júbilo, para dirigir-me a vós, Família Salesiana, reunida ao redor da mesa eucarística, nesta augusta ocasião em que se comemoram oito décadas de missão em Juazeiro do Norte. E quanto bem não já fora plantado nesta terra fecunda!

Em comunhão fraterna convosco, recordo àquele mesmo imperativo de Jesus aos seus discípulos: “Vão e ensinem!”, desejo que também movera o coração do Padre Cícero Romão Batista quando, ele mesmo, solicitou os bons préstimos dessa Família Salesiana, no tocante à evangelização e à educação das crianças e da juventude, em uma região cujas famílias conviviam com a extrema necessidade de educar os seus filhos à luz de valores elevados.

Associo-me a vós, evocando essa memória, para louvar e bendizer tudo quanto fora edificado até aqui, qual seja: o Centro Juvenil, o Centro Comunitário Dom Bosco, a Rádio Educativa Salesiana Padre Cícero, o Colégio Salesiano Dom Bosco, além da Igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Some-se a essas obras, a diligência com que também é conduzido o Horto, onde está à estátua do Padre Cícero.

Desejo, portanto, que esta data magna seja ocasião de júbilo e regozijo no Senhor, vivo e ressuscitado no meio de nós; e que a Família Salesiana, fundada por Dom Bosco, os sacerdotes e educadores que nele se inspiram, as crianças e os jovens que também bebem da sua fonte, cresçam e prossigam com esta obra apostólica tão útil à Região Caririense.

Nas alegrias da Oitava da Páscoa, em Cristo,
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo diocesano de Crato
Venha o Teu Reino

Fonte: Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background