Mês Missionário Extraordinário e Assembleia Diocesana de Pastoral, são pautas da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral

Na manhã deste sábado, dia 17 de agosto, membros do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) estiveram reunidos no auditório da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, para mais um encontro que, desta vez, teve como destaque na pauta o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, e a Assembleia Diocesana de Pastoral.

Após o momento de oração foi apresentado o que está sendo pensando para a vivência do Mês Missionário. Novenas, terços e visitas farão parte da programação, além da peregrinação com a Cruz Missionária, enviada pelas Pontifícias Obras. A Missa de envio será dia 29 de setembro, na Sé Catedral. Depois de peregrinar por todas as paróquias e áreas pastorais da diocese, uma celebração, dia 30 de novembro, na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, concluirá a peregrinação, abrindo as comemorações pelos 150 de sacerdócio do padre Cícero Romão Batista.

“Já somos uma diocese missionária e romeira, então esperamos que as atividades do Mês Missionário reanimem a missão, despertando nosso povo para a Igreja em Saída, como pede o Papa Francisco. Queremos que as pessoas que foram enviadas assumam não só os grupos de missão, mas façam com que toda a pastoral seja missionária”, disse o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Lucenildo Lima.

Sobre a Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá dias 15 e 16 de novembro, os participantes discutiram a metodologia a ser utilizada, definindo também as equipes de trabalho. A expectativa, segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Vileci Basílio Vidal, é de que seja construído um novo Plano de Pastoral, incluindo a discussão do Programa de Iniciação à Vida Cristã. “Isso está sendo tratado como um Projeto que vai trazer uma esperança de formação de lideranças, porque ele é intensamente formativo e deve atingir todas as bases da nossa diocese”, falou.

As Romarias de Juazeiro do Norte, Benigna Cardoso e ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, como também a articulação para o Grito dos Excluídos, também foram assuntos desta que foi a última reunião do CDP deste ano, pois a próxima será a Assembleia Diocesana de Pastoral.

Fonte: Patrícia Silva/Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background