Mostra Científica do Cariri começa nesta segunda-feira e deve receber 25 mil visitantes

A quarta edição da Mostra Científica do Cariri (MOCICA) começa nesta segunda-feira (26), com credenciamento dos participantes, e segue de terça a quinta-feira (29), aberta ao público em geral e com entrada gratuita. A Feira acontece no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, e vai reunir cerca de 300 jovens cientistas brasileiros e estrangeiros.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de 25 mil visitantes durante toda a feira de ciências. Para o professor Ricardo Fonseca, idealizador da MOCICA e coordenador-geral da feira, o evento cresceu e amadureceu para popularizar o conhecimento.

“Os trabalhos científicos da meninada, entre 8 e 20 anos, são sensacionais. Sem falar que quase metade da feira tem participação dos jovens cientistas do Cariri cearense e por mérito. Ela disputaram as mesmas vagas com projetos do Brasil e do mundo.”

Robótica, Matemática, Linguagens, História, Geografia, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação, estão entre as temáticas dos 140 projetos aprovados, sendo 12 do exterior. Para conhecer a feira não precisa fazer inscrição.

Programação

Nesta segunda, 26, acesso só para expositores; de terça a quinta visitação aberta ao público, 8h às 18h (exceto quarta pela manhã, quando a MOCICA faz encontro da ciência e da fé, na Colina do Horto, aos pés da estátua do Padre Cícero).

Na quarta à tarde, o Ginásio Poliesportivo segue aberto para os visitantes, assim como na quinta, de 8h às 18h; na sexta, haverá premiação dos trabalhos na solenidade de encerramento, marcada pontualmente para às 18h, no Poliesportivo.

Algumas atividades da MOCICA acontecem paralelamente à feira, como: a Oficina de Inteligência Cognitiva, com o professor Hélio Caloi, uma das maiores autoridades nessa área em todo país, e a exposição de brinquedos do projeto RAM, peças criadas a partir do reaproveitamento do que iria para o lixo; ambas acontecem de terça a quinta, no Cariri Garden Shopping, gratuitamente.

26/08 – Segunda
08h às 18h – Credenciamento, entrega do material para a montagem dos estandes, informações gerais.

27/08 – Terça
09h às 09h30 – Abertura Oficial
09h30 às 12h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos

28/08 – Quarta
08h às 11h – Encontro da Fé e da Ciência – Horto, Estátua do Padre Cícero – Saída do Hotel Verdes Vales;
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos
18h às 19h – Jantar
19h às 22h – Momento Cultural e troca de lembranças entre jovens cientistas (Cariri Garden Shopping)

29/08 – Quinta
08h às 12h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
19h às 21h Observatório Espacial (telescópio do IFCE)

30/08 – Sexta
08h às 15h – Passeio no Balneário Caldas em Barbalha
18h às 21h – Encerramento e premiação dos melhores projetos aos estudantes; entrega do Prêmio ao Orientador Nota 10 e Escolha Popular. (Iniciaremos às 18h, em ponto).

Serviço:

IV MOCICA- Quarta Mostra de Ciências do Cariri
Período: Dia 26 (credenciamento)
27 a 30 agosto de 2019 (aberta ao público gratuitamente)
Local: Ginásio Poliesportivo – Juazeiro do Norte

Fonte: O Badalo

Faixa atual

Título

Artista

Background