Orçado em cerca de R$ 70 milhões, teleférico do Horto inicia obras em Juazeiro

Com ordem de serviço assinada pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira (8), o teleférico do Horto é oficialmente iniciada sua instalação em Juazeiro do Norte. Orçado em cerca de R$ 70 milhões, o equipamento será voltado ao turismo e romarias da região, facilitando o acesso do núcleo central da cidade até a região da Estátua do Padre Cícero, no alto da serra de São Pedro.

A austríaca Doppelmayr, fabricante do teleférico, encaminhou ao Cariri em julho engenheiros alemães e espanhóis para avaliarem o local de instalação do equipamento. Este terá estação inicial após o Centro de Apoio aos Romeiros, nas proximidade do monumento Luzeiro do Nordeste, e parada final no topo da colina do Horto. O padrão do equipamento será o mesmo de teleféricos turísticos em Portugal, Reino Unido e Suíça.

O padrão deste será o mesmo encontrado nas cidades europeias, sendo que terá 26 cabines climatizadas e 10 vagas em cada uma, com capacidade de transportar cerca de mil passageiros a cada hora.

A empresa baiana Andrade Mendonça está sendo a responsável pela construção da estrutura que abrigará o teleférico, desde o prédio das estações até a estrutura que sustentará os cabos que deixarão o equipamento suspenso. As obras já começaram a ser delineadas, desde meados do mês de setembro, e seguem estruturando todos os terrenos aos padrões que irão receber a estrutura.

Faixa atual

Título

Artista

Background