Ouvir sua música favorita aumenta níveis de dopamina no cérebro

Você já sabe muito bem que ouvir as suas músicas favoritas faz bem. Agora, pesquisadores da Universidade de Lyon, na França, encontraram uma ligação entre a atividade e o aumento de dopamina no cérebro.

A dopamina é um hormônio envolvido em sentimentos como o amor. Ela também aparece em situações corriqueiras, como ao começar a fazer uma atividade ou ao cumprir uma meta.

O estudo envolveu 27 participantes, divididos em três grupos. Com intervalos de uma semana, em diferentes sessões, eles receberam, em via oral, levodopa (estimulante de dopamina), risperidona (inibidor de dopamina) ou um placebo (grupo de controle).

Ao avaliar os resultados, os pesquisadores registraram um aumento na produção de dopamina nas pessoas que receberam o estimulante, enquanto quem recebeu o inibidor teve a capacidade de apreciar as músicas limitada. A nova pesquisa reforça um estudo de 2011, feito por pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá, que registrou aumento de 9% na dopamina de pessoas que ouviam músicas.

Faixa atual

Título

Artista

Background