Paróquia bicentenária de Jardim festeja Santo Antônio como modelo de caridade

A Paróquia de bicentenária de Jardim, dedicada a Santo Antônio, iniciou, na última sexta- feira (31-05), os festejos em honra ao padroeiro que este ano traz como tema “Santo Antônio, modelo de caridade”. A trezena deste domingo, 2 de junho, foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Idemário Muniz.

Logo no início da celebração, a imagem do padroeiro foi acolhida com júbilo pela comunidade e colocada ao lado do altar. Depois celebrada a trezena, seguida da celebração eucarística que, neste dia, além de ter o louvor do domingo que é por excelência o dia do Senhor, também festejava a Ascensão de Jesus, o Dia Mundial das Comunidades Sociais, o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e mais uma noite em que a comunidade se reúne na festa de Santo Antônio.

“Que bom podermos estar juntos para agradecer ao Senhor por estes acontecimentos e também ouvir a sua palavra, seus ensinamentos, nos convencendo da verdade de Deus para nossa vida e assim procurar viver essa palavra. Não somos cristãos na Igreja, mas no mundo. É no mundo que podemos testemunhar que temos o Espirito de Deus em nossa vida, como fez Santo Antônio que, inspirado no exemplo do pobre de Assis, colocou sua vida a serviço, venceu todo desejo de poder, superioridade, grandeza. Venceu a tentação de querer ser importante para buscar ser fiel a Jesus, vê no outro a imagem de Jesus, a vida de Jesus. Foi por isso que ele doou sua vida”, disse dom Gilberto.

Ao fim da missa, o bispo convidou os fiéis que tinham como nome Antônio ou Antônia para um registro fotográfico.

A Paróquia Santo Antônio, de Jardim, foi criada há 204 anos pertencendo, primeiramente, a diocese de Recife-Olinda.

Grande retiro espiritual

A festa do padroeiro é o período em que as pessoas envolvidas com os serviços da comunidade paroquial, contando também com a presença de visitantes, se reúnem intensificar a reflexão sobre os passos da vida do padroeiro que o aproximaram de Deus, por isso é também conhecida como grande retiro espiritual.

“Participamos, nestes dias, de um grande retiro espiritual onde buscamos imitar as virtudes de Santo Antônio, não só no período da festa, mas também em toda nossa vida, afinal de contas o padroeiro da comunidade é um modelo de vida, santidade e unidade para os seus devotos. Esperamos que o nosso povo continue fervoroso, continue também seus louvores a Deus pelas virtudes do nosso padroeiro Santo Antônio”, desejou o pároco.

Programação

Até o dia doze de junho os devotos podem participar, pela manhã, de oração e caminhada, a partir das 6h, e, à noite, da trezena e missa, a partir das 19h. O momento social também é realizado diariamente no Arraiá de Santo Antônio que acontece após a celebração eucarística, na Praça da Igreja.

Já o dia do padroeiro (13-06) deve iniciar com a alvorada festiva às 5h da manhã. Depois tem missa às 9h e salva de fogos e toque do sino ao meio dia. A missa solene, seguida de procissão, inicia às 16h.

Fonte: Patrícia Silva/Diocese de Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background