Poeta matuto do povo, Jessier Quirino se apresenta esse fim de ano no Cariri

Written by on 11 dez de 2019

Paraibano de Campina Grande, o poeta, músico, declamador e arquiteto Jessier Quirino se apresenta para o público carirense no próximo dia 17 de dezembro, às 19h, na unidade do Sesc no Crato. Os ingressos já podem ser adquiridos através da doação de 3kg de alimentos não perecíveis que serão destinados para o projeto Mesa Brasil.

Conhecido por seus causos matutos diante da área declamatória, apesar da timidez na infância, Jessier sempre usufruiu desse tipo de fazer arte como arma para ser respeitado por conhecidos e colegas. Em 1996 publicou o primeiro livro “Paisagem de Interior” pelas Edições Bagaço. “Não esperava que essa minha casinha de duas águas fosse se destacar no meio das mansões literárias”, declarou em uma entrevista ao jornal Correio da Paraíba.

Quirino sempre foi de recitar, de colocar inflexão e força no ato declamatório; “sempre fui de formar pequenas plateias feito vendedor de casca de pau. Trabalhar isso e com humor era uma arma para me impor diante dos colegas superando assim minha timidez. A plateia foi aumentando e hoje encaro público numeroso feito político ladrão”, analisa o humorista.

O lirismo, humor e nordestinidade de Zé da Luz, Zé Laurentino e o cantar dos repentistas, foram aspectos do misto de influências poéticas de Quirino. Hoje, com uma poesia mais rebuscada, o artista se diz usufruir um pouco através da fonte de muitos: “no cunho social de Catulo, no lirismo matuto de Renalto Caldas, no surrealismo de Zé Limeira, na imagem de Acenso Ferreira, no neologismo de Guimarães Rosa e José Cândido de Carvalho, na desconstrução de Manoel de Barros, na brasilidade e originalidade de Raul Bopp, no universo sertanejo dos cantadores e folcloristas, além de me debruçar no vocabulário popular rico e pitoresco do nordeste”, informa.

No meio musical, já dividiu projetos musicais e artísticos os quais se apresentaram também artistas como Luiz Melodia, Chico César, Alceu Valença, Bete Gulart, tendo músicas gravadas por Xangai e Maciel Melo. No meio radiofônico, ganhou grande repercussão em rádios de Pernambuco, e um pouco na televisão, onde foi veiculado em rede nacional na Globo News um documentário de 24 minutos sobre sua trajetória.

O show de Jessier Quirino tem classificação livre e contempla o fechamento das atividades do ano da unidade Sesc Crato.


Current track

Title

Artist

Background