População geral por faixa etária decrescente, de 59 a 18 anos, deve receber vacina ainda em junho no Ceará

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) realizada na tarde desta terça-feira (1º), gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e das secretarias municipais de Saúde aprovaram o início da vacinação contra a Covid-19 na população geral no Estado, ainda para junho. A previsão anterior era iniciar somente a partir de julho a imunização escalonada por idade em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos dos grupos não prioritários, após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Com a decisão, os 184 municípios cearenses, responsáveis pela aplicação das doses dos imunizantes já podem planejar os agendamentos da população geral, sendo fundamental que todos os cearenses estejam cadastrados na plataforma Saúde Digital. As vacinações dos grupos prioritários da Fase 4 do PNI têm previsão de ocorrer até o dia 11 de junho. Para esta etapa, foram priorizados, segundo pactuarão da CIB, trabalhadores da Educação, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, trabalhadores portuários e do transporte aéreo.

Segundo a Sesa, os prazos para aplicação das vacinas estão condicionados à disponibilidade de vacinas em cada localidade. “Essa decisão é a mais transparente possível, segura e justa. Termina, assim, uma série de debates de prioridades. É o mais adequado. Criar novos grupos de prioridades pode causar atraso e confusão entre categorias profissionais. O objetivo maior das instituições que fazem a CIB é vacinar todos os cearenses, da forma mais rápida e democrática”, destacou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O encontro contou também com a participação de membros dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

Fonte: Portal Badalo
Foto: Helene Santos

Faixa atual

Título

Artista

Background