Primeira universidade caririense completa 33 de instalação na região

A Fundação Universidade Regional do Cariri (URCA), sediada em Crato, completou no último sábado (7), 33 anos de instalação na região. Criada oficialmente pela Lei nº 11.191, de 9 de junho de 1986, só quase um ano depois foi que o primeiro campus da universidade, antiga Faculdade de Filosofia e Teologia do Crato, abriu as portas para os estudantes.

Nascida da mobilização da sociedade em torno de um ideal, a missão da URCA, expressa no seu texto regimental e evidente na sua prática sedimentou-se em suas ações destes 33 anos é: “contribuir significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com seus mais de 16 cursos, unidades e campus instalados em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Iguatu e Campos Sales, a instituição constitui-se como gente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará, sendo conhecida pelo seu caráter educacional em diversos outros estados do país.

De 2.123 estudantes matriculados no momento de sua instalação há 33 anos, são hoje mais de 11 mil. Nesta expansão ao longo do tempo, houve a implantação do Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri, aprovação da candidatura do Araripe Geoparque Mundial com sucessivas avaliações exitosas, projeto de grande ousadia e que já faz escola no Brasil e na América Latina; de uma universidade que antes majoritariamente formava professores, ampliamos e incrementamos a esta estratégica tarefa a produção do conhecimento inovador pela implantação da pós-graduação e consolidação da pesquisa. Além disso, foi a primeira instituição do Cariri a implantar a pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e de doutorado.

Fonte: O Badalo

Imagem: TV Cariri

Faixa atual

Título

Artista

Background