Projeto Alheios divulga temáticas invisibilizadas na sociedade e arrecada doações para catadores de recicláveis

O projeto Alheios surgiu com o objetivo de divulgar temáticas invisibilizadas na sociedade através da divulgação de histórias de pessoas envolvidas com essas temáticas, por meio da fotografia documental, inspiradas no trabalho no fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Vitória Garcia Pinheiro, bolsista, idealizadora do projeto e estudante do terceiro semestre do curso de Jornalismo, conta que a ideia do projeto é trabalhar com uma temática por vez e realizar ações voltadas para cada causa escolhida. O primeiro tema e grupo de pessoas escolhidos para dar início ao projeto foram os catadores de materiais recicláveis do Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha), que, segundo Vitória, sofrem com a negligência governamental. “Eles não têm botas, nem luvas para trabalhar, se cortam com material enferrujado ou material hospitalar”, diz.

Com a pandemia do Coronavírus,  o Alheios lançou uma vaquinha online para arrecadar doações que serão revertidas em cestas básicas para os catadores.

De acordo com Vitória, não foi fácil adaptar o projeto, ela e Julita Agapto, bolsista e também idealizadora do projeto, produziram material fotográfico durante a disciplina de Mídia Alternativa do curso de Jornalismo e estão utilizando esse material para fazer as divulgações virtuais nas redes sociais sobre os catadores. Elas também pretendem lançar mini-revistas virtuais enquanto a revista fotodocumental programada para ser produzida não puder ser realizada durante o isolamento social.

Serviço

Projeto Alheios

Para ajudar na vaqunha com doações clique aqui

Instagram Alheios com as divulgações do projeto: @projetoalheios

Fonte: UFCA

Faixa atual

Título

Artista

Background