Reitor da URCA afirma que curso de Medicina poderá ser implantado no segundo semestre de 2021 em Crato

Written by on 18 ago de 2020

Durante entrevista no Jornal Progresso desta segunda-feira (17), o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) Lima Júnior, afirmou que se todos os procedimentos legais e burocráticos que competem na implantação do curso de Medicina, as atividades podem começar já no segundo semestre de 2021, em Crato.

Ele explicou que a proposta é que uma nova estrutura seja erguida, tendo em vista que o campus do Pimenta comporta maior parte dos cursos da instituição. Ele explicou também que há a expectativa da criação de um processo seletivo para a formação do corpo docente.

“A expectativa é criar um processo seletivo para a contratação de professores. Tem a possibilidade também de uma negociação com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) nesse primeiro momento. Tudo está sendo analisado, para observar o que pode melhorar ou incrementar, vendo todas as situações. A experiência da nossa co-irmã UFCA vai servir como orientação também”, pontuou o Magnífico.

A proposta de implantar um curso de Medicina na URCA não surgiu de repente. Lima Júnior explicou que a primeira conversa e a entrega de um pré-projeto ao governo do Ceará começou em 2015, mas no momento ainda não era apropriado. Na época, ele era vice-reitor e o reitor era o Patrício Melo. Lima assumiu o cargo em 2019, ano que segundo ele, o assunto sobre a graduação formadora de médicos voltou a tona.

“É uma estratégia que estamos avaliando cuidadosamente. No início do ano fomos provocados pelo Estado e município e passamos a reavaliar. Todas as condições estão sendo analisadas, focando nos trâmites burocráticos. Há a formação de uma pré comissão, toda pensada em discutir os detalhes, como por exemplo, o projeto pedagógico”, disse.

Ele ressalva que o diálogo com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), fez com que eles analisassem a necessidade de outro curso de Medicina, observando a necessidade do mercado. O período da pandemia foi crucial para perceber esse problema. O reitor citou também, o fato da URCA ter o curso de Enfermagem, que é ligado a área da saúde. “O curso de Enfermagem da URCA é um dos mais bem avaliados do Nordeste. Os laboratórios do campo da saúde são bem avançados, por isso também foi cogitada a possibilidade”, falou Lima Júnior.

Diálogo com o governador do Ceará

Em reunião na última sexta-feira (14), o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), juntamente com o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Lima Júnior, esteve reunido com o governador Camilo Santana, em Fortaleza, onde foi discutido a criação de um curso de Medicina na URCA.

De acordo com chefe do executivo cratense, foi iniciada a discussão, com o governador, da criação de um curso de Medicina no município do Crato. O prefeito afirmou nas redes sociais, que a proposta surgiu no início do ano.

Com a entrega do projeto elaborado pela URCA, cabe ao governador analisar e caso aprovado, apresentar nos próximos dias o projeto para criação da faculdade de Medicina do Crato, que vinculada as instituições estaduais de ensino superior do Estado do Ceará.

Fonte: Portal Badalo


Current track

Title

Artist

Background