Relógio da Praça Padre Cícero é retirado e será restaurado pelo mestre Geraldo Ramos

Relógio da Coluna da Hora está sendo retirado para restauração na manhã desta quarta-feira (20). O relógio é um ícone da arquitetura da Praça Padre Cícero, localizada no Centro de Juazeiro do Norte. A restauração do equipamento faz parte da segunda etapa da reforma da Praça.

O relógio da Coluna da Hora é um dos três confeccionados na cidade pelo artesão e mecânico Pelúsio Correia de Macedo. Contemporâneo do Padre Cícero, o artesão Pelúsio Correia de Macedo ficou conhecido por suas obras e pioneirismo. Pelúsio foi o primeiro mecânico a abrir uma oficina em Juazeiro do Norte, o primeiro telegrafista da Estação Telegráfica do município e foi também fundador da primeira escola de música da cidade.

A restauração será realizada pelo mestre Geraldo Ramos Freire, de 81 anos. Os anos de dedicação ao trabalho com artesanato de relojoaria de torre, coluna e sinos de Igreja renderam a Geraldo Ramos Freire o título de Mestre, reconhecido pelo Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Ceará em 2015.

A Secretária Executiva de Cultura de Juazeiro do Norte, Regivânia Belisário, afirma que essa, possivelmente, seja a última grande restauração realizada pelo mestre Geraldo.

O projeto prevê a restauração completa da máquina mecânica do relógio, incluindo a confecção de novas peças do mostruário, limpeza, adaptação e restauração dos sistemas, revitalização dos cabos de aço, restauração do indicador de fases da lua, além de outras peças como satélite e gabinete. A obra deve durar cerca de quatro meses.

Fonte: Sarah Gomes / Agência Miséria

Faixa atual

Título

Artista

Background