Saiba como será o feriado de Carnaval nas universidades públicas do Ceará

O Governo do Ceará recomendou, em decreto publicado no último sábado (30), que instituições de ensino funcionem normalmente durante o Carnaval 2021, cujo feriado foi suspenso por causa da pandemia da Covid-19. Contudo, em universidades públicas do Ceará, há dois grupos: as instituições que abrirão regularmente e as que vão aderir a pontos facultativos.

Escolas públicas estaduais e as municipais de Fortaleza já anunciaram que aderiram à medida. Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, haverá aulas ou atividades escolares normais para todos os estudantes. Confira abaixo o funcionamento de cada universidade:

Universidade Federal do Ceará (UFC)
A UFC, até o presente momento, seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Economia para 2021. Portanto, o funcionamento “não será afetado pela recomendação do Governo do Estado”. De acordo com as Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas da Instituição, o período do início do sábado (13) às 12h de quarta-feira (17) consta no Calendário Universitário como ponto facultativo e recesso letivo.

Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Em nota, a Uece informou que seguirá a recomendação do Governo do Estado no tocante ao funcionamento das instituições de ensino no período de carnaval, entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Ou seja, as aulas e atividades estão mantidas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
A instituição declarou que uma portaria do Conselho Superior do IFCE determina que os pontos facultativos referentes aos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 sejam dias úteis. Nesse contexto, fica alterado o calendário letivo dos campi do IFCE, e as datas passam a ser letivas.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
A Unilab informou que, como autarquia integrante do Poder Executivo Federal, seguirá o calendário de feriados nacionais e dias de ponto facultativo no ano de 2021 estabelecidos pelo Ministério da Economia – incluindo os dias 15, 16 e até 14h de 17 de fevereiro. “Todavia, acrescenta que estará sempre aberta ao diálogo com o coletivo e os outros poderes do Estado”, diz.

O Sistema Verdes Mares entrou em contato ainda com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e aguarda retorno das instituições.

Fonte: Diário do Nordeste

Faixa atual

Título

Artista

Background