Secretaria de saúde divulga plano de contingência do novo coronavírus no Ceará

Written by on 12 fev de 2020

Após um caso suspeito novo coronavírus no Ceará ser descartada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde estadual disponibilizou um plano de contingência para enfrentamento da doença. O documento, disponível no site do órgão, busca preparar a rede pública para atender eventuais casos e é voltado para profissionais da saúde, gestores municipais e a população em geral.

O Brasil investiga oito casos suspeitos da doença: três em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um no Paraná, um em Minas Gerais e outro no Rio Grande do Sul. O Ceará registrou um caso suspeito no município de Sobral, que foi descartado pelo Ministério da Saúde no início deste mês. Na China, onde a epidemia teve início, 1.114 pessoas já morreram em decorrência do vírus.

O plano divulgado no Ceará prevê, entre outras medidas, atualizações periódicas do cenário da doença com base em dados nacionais e internacionais; prover análises epidemiológicas identificando grupos de risco; acompanhar a tendência da morbimortalidade associadas à doença; e identificar outros vírus respiratórios circulantes.

O documento segue as recomendações do Ministério da Saúde, com diretrizes que contemplam logística de diagnóstico, infraestrutura de unidades e a proteção dos trabalhadores. As ações devem ser adotadas pelos setores da vigilância epidemiológica, imunização, vigilância sanitária, vigilância laboratorial, atenção primária à saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta quarta-feira (12), a Sesa realiza a 1ª Capacitação sobre Coronavírus para profissionais da saúde e gestores dos hospitais da Rede de Saúde Estadual, Rede Terciária, Secundária e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O evento irá ocorrer na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.

De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, “é necessária a investigação imediata de todos os casos suspeitos para que as medidas de prevenção e controle possam ser desencadeadas oportunamente”.

Além das ações, medidas para informar e acalmar a população acerca do novo coronavírus serão divulgadas pelos canais de comunicação do Governo.

O plano também pretende evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada. “As orientações podem ser refinadas e atualizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis, já que se trata de um microrganismo novo no mundo e, portanto, com poucas evidências”, diz o documento da Sesa.

Objetivos do plano de contingência do coronavírus no Ceará

  • Atualizar periodicamente o cenário epidemiológico com base nas evidências técnicas e científicas nacionais e/ou internacionais;
  • Descrever o acometimento da doença segundo variáveis de tempo, pessoa e lugar;
  • Prover análises epidemiológicas identificando grupos de risco;
  • Subsidiar a gestão local na tomada de decisões baseadas em evidências;
  • Evitar transmissão do vírus para profissionais de saúde e contatos próximos;
  • Orientar sobre a conduta frente aos contatos próximos;
  • Acompanhar a tendência da morbimortalidade associadas à doença;
  • Identificar outros vírus respiratórios circulantes;
  • Produzir e disseminar informações epidemiológicas.

Fonte: G1


Current track

Title

Artist

Background