Seminário São José pode sediar curso de Medicina da URCA

Tendo sido a primeira sede de curso superior do interior do Estado do Ceará, o Seminário São José, em Crato, pode abrigar novamente uma faculdade. O prédio histórico, do século XIX, é cogitado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) para sediar o primeiro curso de medicina estadual do interior.

Para avaliação, estiveram no Seminário representantes da URCA,  incluindo integrantes da Comissão Especial de Criação do Curso de Medicina, tendo à frente o Professor Dr Galberto Martins, com participação de Dr. Antonio Carlile Holanda Lavor, membro Externo da Comissão (Diretor da Fundação Oswaldo Cruz Ceará, FIOCRUZ – Ceará) e o reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior.

A visita faz parte de uma etapa importante da agenda técnica para implantação do Curso de Medicina URCA e ocorreu na manhã da última sexta-feira, 18. As atividades foram iniciadas na quinta-feira, 17, com reuniões, visitas aos laboratórios da universidade, estudos e planejamentos. A pretensão da Universidade é criar um centro de atendimento à saúde, para beneficiar a comunidade, num espaço dentro do seminário.

No Seminário, a recepção foi realizada pelo reitor, Acurcio de Oliveira Barros, e o Ecônomo da Diocese do Crato, Padre Joaquim Ivo. Em seguida, foi realizada reunião técnica de alinhamento das informações, na sede do Geopark Araripe, para iniciar os procedimentos de consolidação do projeto voltados à criação do curso.

O presidente da Comissão, professor Galberto Martins, avalia que a agenda causou um impacto positivo, e que foram feitos cálculos necessários para o projeto neste momento. “Foi uma possibilidade de entender melhor o projeto, com as visitas na UFCA, e toda a infraestrutura de um curso de medicina. Em relação ao Seminário, foi importante para termos um o dimensionamento do projeto de fato, e isso fortaleceu a equipe e consolidou o local onde o curso irá acontecer”, disse ele.

Segundo o professor, o impacto positivo também é social, porque vai desenvolver o Crato e o Cariri. O plano é a criação de um grande centro de atenção básica que possa estar disponível para toda a população e que sirva de amparo para outros cursos de medicina como o da Universidade Federal do Cariri e da Estácio, para que os alunos possam fazer estágios.

Fonte: Portal Badalo

Faixa atual

Título

Artista

Background