UFCA aprova aulas remotas a partir de setembro

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), aprovou na madrugada desta sexta-feira (10), durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni), o texto final da resolução que implementa o Período Letivo Especial (PLE) na instituição, Ou seja, a UFCA vai oferecer Ensino de graduação remotamente, a partir do dia 21 de setembro, com exceção do curso de Medicina.

Esta formação, por ter uma carga horária maior, foi autorizada a oferecer aulas on-line antes desta data. Também os cursos de pós-graduação poderão retomar suas atividades de Ensino mais cedo, principalmente porque têm prazos de conclusão a cumprir. Com isso, os outros cursos de graduação, terão 12 semanas consecutivas de Ensino remoto em 2020.

Medicina e pós-graduação poderão ter até 16 semanas. De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), recursos antes previstos para outras finalidades, como o custeio dos Refeitórios Universitários (atualmente paralisados), serão direcionados para a compra de computadores para estudantes, para manutenção ou atualização de computadores já adquiridos por eles e, também para o financiamento de acesso à internet de qualidade.

Caso o Período Letivo Especial não fosse aprovado, esses recursos poderiam ser direcionados ao custeio de outros auxílios ofertados pela Universidade, como o Emergencial, o Moradia e o Creche. O edital ampliado para Inclusão Digital na UFCA deve ser publicado ainda nesta sexta-feira. De acordo com a instituição, a expectativa é de beneficiar em torno de 2.500 estudantes de graduação, o que representa cerca de 60% dos discentes da UFCA atualmente matriculados.

Do lançamento do edital até a aquisição de fato dos equipamentos e da instalação de internet de qualidade nas residências dos estudantes, há um período logístico que envolve inscrições, análise documental, prazo de recurso, divulgação do resultado final, prazo para confecção de três orçamentos, compra do equipamento (ou reparo de equipamento já adquirido) e tempo de entrega (ou conclusão do serviço).

Com isso, foi estimado que a data de segurança para o início das aulas, na qual os estudantes já disporiam dos equipamentos necessários para as aulas remotas, seria a de 21 de setembro.

Fonte: Portal Badalo

Faixa atual

Título

Artista

Background