UFCA oferta 880 vagas no Sisu: saiba mais sobre os cursos oferecidos em quatro cidades do Cariri

Na próxima semana, a partir de terça-feira, 21 de janeiro, até sexta-feira, dia 24 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite que os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorram a uma vaga nas universidades públicas participantes. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma delas. A instituição ofertará 880 vagas disponíveis em 19 cursos nos campi de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo. 

Localizada na região do Cariri, sul do Ceará, a 500 km de Fortaleza, a UFCA foi criada em junho de 2013, após o desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Atualmente, oferece graduação em quatro campi, que ficam em diferentes cidades da região. Juazeiro do Norte concentra a maior parte dos cursos: Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Jornalismo, Letras/Libras, Matemática Computacional e Música. 

Em Barbalha, está o curso de Medicina. No Crato, Agronomia e Medicina Veterinária, que será oferecido pela primeira vez este ano. E em Brejo Santo, a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e a Licenciatura em Pedagogia, também ofertada pela primeira vez este ano. 

Licenciaturas 
A UFCA também oferece as licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química, no campus Brejo Santo. Para cursar uma dessas graduações, é necessário, obrigatoriamente, ingressar via Sisu na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. A partir do quarto período de curso, por meio de disciplinas optativas, o estudante da Licenciatura Interdisciplinar (LI) é direcionado para a área que deseja continuar cursando (Matemática, Física, Biologia ou Química). Quando conclui a LI, o discente pode concorrer a uma das vagas oferecidas anualmente para ingresso em uma dessas graduações. 

Cotas 
Do total de vagas oferecidas pela UFCA, 50%, ou seja, 440 vagas serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012. Essas vagas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. 

Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas cotas também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência. 

Auxílios 
Na UFCA, além da oferta de vagas para os cursos de graduação, são desenvolvidas ações diversas para dar apoio à permanência dos estudantes na educação superior. Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), órgão responsável por essas atividades, a universidade fornece auxílios financeiros, refeitório universitário com refeições balanceadas (almoço e jantar) e de baixo custo, além de acompanhamento profissional de psicólogos e assistentes sociais. Atualmente, os estudantes podem solicitar os seguintes auxílios financeiros: Auxílio Moradia (para complementar as despesas com moradia), Auxílio Emergencial (para aqueles que têm vulnerabilidade socioeconômica comprovada e não foram alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro disponível na UFCA); Auxílio Alimentação (para atender aos discentes dos campi onde ainda não há refeitório universitário e que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica); Auxílio Transporte (para subsidiar a locomoção diária dos discentes para a universidade); Auxílio Creche (para os estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que são mães e pais). 

Há ainda o Auxílio Financeiro a Eventos (para os estudantes que necessitem de apoio financeiro para participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo, cultural ou sociopolítico); o Auxílio Óculos (para assegurar subsídios na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas) e o Auxílio Inclusão Digital (para atender aos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que precisam ter acesso a equipamento que promova a inclusão digital). 

Sisu 
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Podem se inscrever no Sisu 2020 os candidatos que fizeram o Enem de 2019 e tenham obtido na redação nota que não seja zero. A inscrição no Sisu deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem de 2019. Tudo é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas. Ao finalizar a inscrição, o candidato deve imprimir o comprovante. 

Notas de corte 
Os interessados em se candidatar para a UFCA podem verificar a nota de corte (por curso) dos anos anteriores na página dos Processos Seletivos Anteriores.

Fonte: UFCA

Faixa atual

Título

Artista

Background