URCA prevê início das atividades do novo curso de Medicina para setembro

O mais novo curso de Medicina da região do Cariri deve iniciar as atividades letivas no segundo semestre de 2021. A graduação será estabelecida na cidade do Crato, pela Universidade Regional do Cariri (Urca), entre os meses de agosto e setembro. Ainda, a instituição estima que o primeiro vestibular deverá ocorrer de forma unificada com os demais cursos de ensino superior.

Reitor da universidade, professor Francisco do Ó’ de Lima Júnior afirmou em entrevista ao Jornal O Povo, na manhã desta segunda (12), que o processo de implantação dos novos cursos está na reta final com o Conselho Estadual de Educação (CEE-CE). O curso de Turismo também deve ser implantado pela instituição em Barbalha.

A comissão de avaliação dos cursos, designada pelo CEE-CE, já visitou os espaços físicos da estrutura da universidade, que servirão para o uso de aulas e de práticas de laboratório. Além disso, a Urca deve adquirir o prédio do hospital São Camilo para a formação do primeiro hospital universitário do Interior do Ceará.

“Estão em aquisição essas instalações da Fundação Padre Ibiapina para funcionamento da faculdade, juntamente com o hospital que vai ser um equipamento importante, porque uma das diretrizes é a ideia de um hospital como um ambiente de formação das habilidades clínicas. Já começamos grande, porque começamos com o primeiro hospital universitário do Interior do Estado. Vamos pensar nas parcerias para gestão desse equipamento e colocar a serviço da formação médica de toda a região”, explica o reitor.

O projeto de criação do curso de Medicina da instituição inclui a implantação de um centro integrado de formação direcionado à saúde básica, com intenção de fortalecer o sistema público de saúde da região do Cariri.

“O diferencial do nosso projeto é que a gente vai priorizar a formação voltada para a atenção básica, que pensa nessas habilidades da atenção primária e do fortalecimento do SUS, sendo uma ideia mais integrada da formação de saúde. Nós avançamos com todas essas frentes. Hoje, nós temos a finalização do relatório preliminar que será apresentado ao Conselho Estadual de Educação para a sua apreciação e, posteriormente, deliberação favorável ao nosso curso”, completa o professor.

Ainda, uma nova reunião com o CEE-CE deve ser realizada pela Urca nesta semana para apresentação dos relatórios finais do curso de Medicina. A graduação na instituição será mais uma opção para a formação de médicos na região do Cariri, sendo ofertada também pela Universidade Federal do Cariri na cidade de Barbalha e na rede privada de ensino em Juazeiro do Norte.

Fonte: O Povo Online

Faixa atual

Título

Artista

Background