”Vacinas são eficazes contra a variante delta”, diz médico do Cariri

Written by on 25 ago de 2021

No Brasil já são quase 500 casos da Cepa, e 25 óbitos já foram contabilizados. No Ceará, os primeiros casos foram registrados no fim de julho, e já somam 15 casos confirmados.

Muito tem se falado da variante Delta que vem se alastrando pelo mundo e preocupando a população que teme pelo aumento da doença. Mas, afinal o que é essa variante? É uma mutação, uma versão nova do coronavírus. “As variações virais são mudanças que ocorrem no material genético e que refletem nas proteínas desse vírus.

As variações geralmente ocorrem em relação ao coronavírus na proteína S que é a proteína de ligação, porém, ela não pode ser muito brusca, se não ela perde essa ligação do receptor celular. Essa mudança pode ser para que o vírus se adapte ao hospedeiro e que ele consiga sobreviver”, explica Cícero Inácio Alergoimunologista.

De acordo com um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde os principais sintomas entre os casos positivos para a cepa. São eles: perda de olfato, tosse, perda de paladar, coriza, febre, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas costas.

Muitos questionamentos estão acontecendo em relação a essa variante ser mais infectante do que as outras. O médico Cícero Inácio diz que “em alguns países que já circulam há muito tempo como no Reino Unido, pelo menos lá, as publicações mostram que ela é um pouco mais infectante que a variante alfa, porém, a gravidade e letalidade ainda não se tem nada a respeito, podemos considerar ser iguais as outras variantes”.

Por ela ser mais infectante à preocupação hoje é se as vacinas aplicadas são eficazes contra a Delta?

“Todas as vacinas de renome tem proteção contra a variante delta, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, inclusive, tem uma publicação da BPC que fala que ainda tem o pé atrás em relação a Coronavac. Até porque ainda não foi publicado nada em nenhuma revista científica a eficácia dessa vacina em relação à variante delta”, relata Cícero Inácio Alergoimunologista.

Para evitar a proliferação do vírus deve as pessoas, mesmo as que já estão imunizadas continuarem se cuidando.
“Os cuidados com a variante Delta são os mesmos, uso do álcool gel, evitar as aglomerações sem necessidades”, conta o médico Cícero Inácio.

Fonte: Assessoria Commonike


Current track

Title

Artist

Background